(Fuvest-SP) Os primitivos habitantes do Brasil foram vítimas do processo colonizador. O europeu, com visão de mundo calcada em preconceitos, menosprezou o indígena e sua cultura. A acreditar nos viajantes e missionários, a partir de meados do século XVI, há um decréscimo da população indígena, que se agrava nos séculos seguintes. Os fatores que mais contribuíram para o citado decréscimo foram:
a) a captura e a venda do índio para o trabalho nas minas de prata do Potosí.
b) as guerras permanentes entre as tribos indígenas e entre índios e brancos.
c) o canibalismo, o sentido mítico das práticas rituais, o espírito sanguinário, cruel e vingativo dos naturais.
d) as missões jesuíticas do vale amazônico e a exploração do trabalho indígena na extração da borracha.
e) as epidemias introduzidas pelo invasor europeu e a escravidão dos índios.
Respostas
A alternativa A é falsa, pois os colonizadores portugueses não empregavam nativos nas minas do Rio Potosí, que eram território colonial espanhol.
A alternativa B é falsa, pois as guerras entre tribos e colonizadores e tribos não eram permanentes, tinham caráter esporádico e temporário.
A alternativa C é falsa, pois o canibalismo era uma prática ritual que não matava um número suficiente de indígenas para que houvesse uma diminuição populacional.
A alternativa D é falsa, pois as missões jesuíticas não diminuíam a população indígena.
A alternativa E é verdadeira, pois os índios não possuíam anticorpos para os proteger de doenças com as quais os europeus já tinham contato há séculos, de modo que muitos morreram por conta de doenças como catapora, sarampo e gripe, além de muitos mais terem sido escravizados e morrido por conta dos combates por sua captura e dos trabalhos extenuantes.
Resposta: alternativa e
Os europeus trouxeram doenças para o Brasil , afetando os indígenas. Além do invasor europeu escravizar os nativos (indigenas)