Questão 1/5 - Sociologia Organizacional Para Urlich Beck (2011) acredita que vivemos em uma época de riscos sistêmicos. Isso significa que um problema pode criar uma reação em cadeia de outros problemas com complexidade crescente. Por se tratar de efeitos sistêmicos, a ação individuar se torna inócua e somente uma ação institucional pode criar soluções sistêmicas. Em relação aos riscos da modernização, avalie a sintetização de seus efeitos nas seguintes afirmações: I – Os gestores precisam conhecer as consequências sistêmicas dos impactos causados pelas suas atividades. II – Desconsiderar os efeitos de médio e longo prazo que uma organização produtiva causa na sociedade e no meio ambiente pode resultar em limitações para sua atuação futura. III- Por isso as empresas precisam compensar financeiramente os danos causados para que possam continuar produzindo sob as mesmas práticas que afetam as comunidades indenizadas. Em relação as afirmativas acima, assinale a que apresenta a alternativa verdadeira. A a) As afirmações I e II são corretas. B b) As afirmações I e II são corretas. C c) As afirmações II e III são corretas D d) Todas as afirmações estão corretas. E e) Todas as afirmações estão incorretas.
Respostas
Apenas a primeira assertiva (mais correta).
I – Os gestores precisam conhecer as consequências sistêmicas dos impactos causados pelas suas atividades.
CERTO. Isso deve ocorrer porque a empresa consciente dos impactos ambientais - decorrentes de sua atividade econômica - consegue elaborar e trabalhar com ações e programas de Responsabilidade Social. Nessa direção, tais programas ajudam na diminuição das mazelas sociais.
II – Desconsiderar os efeitos de médio e longo prazo que uma organização produtiva causa na sociedade e no meio ambiente pode resultar em limitações para sua atuação futura.
ERRADO. Porque os efeitos de médio e longo prazos devem ser priorizados pelas empresas, principalmente naquelas atividades que, por si só, já são perigosas (como é o caso das mineradoras).
III- Por isso as empresas precisam compensar financeiramente os danos causados para que possam continuar produzindo sob as mesmas práticas que afetam as comunidades indenizadas.
ERRADO. Porque a continuidade das más práticas ambientais não contribui em nada para a sustentabilidade do nosso planeta. Nesse caso, de nada adianta indenizar uma comunidade e não preservar os recursos naturais desta.
Espero ter ajudado. :)
Resposta:
letra b 100% apol corrigida e é verdadeira sim pois se desconsiderar os efeitos de médio e longo prazo de uma organização produtiva ela resultará em limitações futuras com certeza