Faça um resumo sobre as principais características das revoltas do período regencial Balaiada,Sabinada e Cabanagem.
Respostas
Resposta:
A Balaiada foi uma luta popular que sucedeu na província do Maranhão durante os anos de 1838 e 1841.
A revolta surgiu como um levante social por melhores condições de vida e contou com a participação de vaqueiros, escravos e outros desfavorecidos.
O nome dessa luta popular provém dos "balaios", nome dos cestos fabricados na região.
A Sabinada foi um levante armado ocorrido na província da Bahia, entre novembro de 1837 e março de 1838, tendo como palco principal a cidade de Salvador.
O nome do movimento se deve a seu líder, Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira, republicano, médico, jornalista e revolucionário federalista.
Podemos citar como principais causas da revolta:
Insatisfação diante da falta de autonomia política e administrativa da província, pois aos olhos dos revoltosos, o governo regencial era ilegítimo.
o recrutamento obrigatório imposto aos baianos em função da Guerra dos Farrapos.
Consequências
Com a ajuda do exército e de milícias locais, as forças governamentais reconquistaram a cidade. A revolta foi duramente reprimida e deixou um saldo de aproximadamente duas mil mortes e três mil prisões.
Os principais líderes do movimento foram condenados à pena de morte ou prisão perpétua e alguns foram de fato executados e degredados.
Ainda houve quem conseguisse fugir e se juntar à Revolução Farroupilha.
A Cabanagem foi uma revolta popular extremamente violenta, ocorrida de 1835 a 1840, na província do Grão-Pará.
A rebelião tinha como objetivo a independência da região.
Dentre as principais causas da revolta podemos apontar:
As disputas políticas e territoriais, motivadas pelas elites do Grão-Pará;
as elites provinciais queriam tomar as decisões político-administrativas da província;
descaso do governo regencial para com os habitantes do Grão-Pará;
os cabanos, por sua parte, queriam melhores condições de vida e trabalho.
tem tudo no toda matéria
Resposta:
Cabanagem foi uma revolta popular e social ocorrida durante o Império do Brasil de 1835 a 1840, influenciada pela revolução Francesa, na antiga Província do Grão-Pará comandada por: Félix Clemente Malcher, Antonio Vinagre, Francisco Pedro Vinagre, Eduardo Angelim e, Vicente Ferreira de Paula.
A Balaiada, chamada ainda Guerra dos Bem-te-vis, foi a mais longa e numerosa revolta popular ocorrida no Maranhão entre os anos de 1838 e 1841, com início em 13 de dezembro de 1838.
Sabinada foi uma revolta autonomista de caráter separatista transitório, tendo ocorrido de 6 de novembro de 1837 a 16 de março de 1838. Ocorreu na Província da Bahia à época do Brasil Imperial, seus líderes foram o médico e jornalista Francisco Sabino e o advogado João Carneiro da Silva.
Explicação: