Observe a tabela e o gráfico a seguir.
a) Classifique cada procarionte da tabela entre as categorias de espécie: acidófila, neutrófila, ou alcalifila. Para isso, relacione os dados da tabela com os do gráfico.
b) A espécie Sulfolubos acidocaldarius pertence ao domínio Archaea e vive em ambientes terrestres especiais, onde ocorre liberação de vapores de enxofre (por exemplo, crateras de vulcões). Os indivíduos dessa espécie são aeróbios e desenvolvem-se melhor em temperaturas entre 75°C e 80°C. Os demais procariontes da tabela pertencem ao domínio Bactéria. Com base nessas informações, na tabela e no gráfico, comente a frase. "Se um ambiente representa condições ambientais extremas, somente as arqueas serão encontradas nele".
Por obséquio ser direto e resumido nas respostas
Respostas
a) Acidófilas vivem em valores de pH entre 1 e 4,5, com pH ótimo próximo a 3; neutrófilas entre 5,5 e 8,7 e pH ótimo 7; alcalífila entre 7,5 e 11,5 com pH ótimo de 9,5.
Thiobacillus thiooxidans - acidófilas
Sulfolobus acidocaldarius - acidófilas
Bacillus acidocaldarius - acidófilas
Zymomonas lindneri - neutrófilas
Lactobacillus acidophilus - neutrófilas
Staphylococcus aureus - neutrófilas
Escherichia coli - neutrófilas
Clostriudiu sporogenes - neutrófilas
Erwinia caratovora - neutrófilas
Psudomonas aeruginosa - neutrófilas
Thiobacillus novellus - neutrófilas
Streptococcus penumoniae - alcalifilas
Nitrobacter sp. - alcalifilas
b) É preciso ser bastante resistente para viver em ambientes extremos. As arqueas conseguem viver em locais em que não apenas a temperatura está altíssima, como também em pHs muito altos ou muito baixos. Ambos os fatores estão relacionados com desnaturação de proteínas.