Respostas
Resposta:
não, era considerado uma arte gótica
Resposta:
sim
Explicação:
no tempo da idade média, sobre religião onde a igreja Católica dominava na Europa medieval, controlando a produção cultural e tendo grande influência sobre a vida esperitual das pessoas.
No começo do século xii, a arquitetura ainda predominante é a romântica, mas já começava a aparecer as primeiras mudanças que conduzirão a uma revolução profunda na arte de projetar e construir grandes edifícios.
No século xvi, essa nova arquitetura foi chamada desdenhosamente de gótica pelos estudiosos, que a consideravam de aparência tão bárbara que poderia ter sida criada pelos godo, povo que envadio o Império Romano e destruiu muitas obras da antiga civilização romana. Mais tarde, o nome gótico perdeu seu caráter despreciativo e ficou definidamente ligado à arquitetura dos arcos ogivas.
A qual apareceu pela primeira vez na França na edificação da abadia Saint-Denis, por voltar de 1140. A primeira diferença que notamos entre uma igreja gótica e uma romântica é a fachada.
Entretanto, a característica mais importante é a abobada de nervuras, deixa visíveis os arcos que formam sua estrutura.
Outro recurso arquitetônico foram os pilares, chamados tecnicamente de suporte de apoio, disposto em espaço bem regulares.
No século xiii, o estilo gotico já está plenamente amadurecido e ricamente ornamentado por vitrais e esculturas.
Os vitrais são o aspecto da arquitetura que mais atrai a atenção do visitante. O interior das igrejas é bastante iluminado, claridade a qual vem pelas janelas do clerestório, pelas janelas das paredes externas das naves laterais e pelos grandes vitrais do apresentam desenhos geométricos ou representavam um santo ou uma passagem do texto bíblico . Por fim os vitras dão cor e vivacidade as janelas das catredas góticas medievais.