• Matéria: Geografia
  • Autor: juliaaahshshs
  • Perguntado 7 anos atrás

O processo de metropolização da cidade de São Paulo e a consolidação daquela que hoje, em termos populacionais, é a maior região metropolitana brasileira (a grande São Paulo), se dá principalmente em função:

 

Alternativas

(A) Das condições naturais favoráveis à construção do sítio urbano, como feições de relevo aplainadas, imensa disponibilidade de água e condições climáticas de características mais amenas.

(B) Do processo de industrialização impulsionado pela política Vargas de substituição de importações, o que alavancou o processo de urbanização e povoamento da região, principalmente no chamado ABCD paulista.

(C) Da expansão da economia cafeeira no estado de São Paulo ao longo de todo o século XX, de modo que o processo de urbanização e o exponencial crescimento populacional estão vinculados ao vigor dessa atividade econômica

(D) Por conta do ciclo da mineração que teve na cidade de São Paulo e seu entorno uma área promissora para a implantação do maior polo siderúrgico e metalúrgico do Brasil em meados dos anos 20 do século XX.

(E) Do apogeu do ciclo da cana no estado de São Paulo, atividade que se desenvolveu nas proximidades da capital e que é, ainda, muito marcante atualmente no interior.

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
18

(E) Do apogeu do ciclo da cana no estado de São Paulo, atividade que se desenvolveu nas proximidades da capital e que é, ainda, muito marcante atualmente no interior.

A metropolização da cidade de São Paulo se deu através de um processo que consolidou a cidade atualmente, considerando as taxas populacionais, como a maior região metropolitana do Brasil, recebendo o nome de Grande São Paulo.

Essa consolidação ocorreu devido ao apogeu do ciclo da cana no estado de São Paulo, pois o desenvolvimento dessa atividade ocorreu bem próximo a capital, e atualmente, também se consolidou em regiões interioranas.

Bons estudos!


Nebulosa: Linda
Bearminator: Tomara que esteja errada
Perguntas similares