• Matéria: História
  • Autor: 2006200310
  • Perguntado 7 anos atrás

faça uma lista dos acontecimentos que marcaram segundo a opinião de vocês o processo de separação entre Brasil e Portugal​

Respostas

respondido por: DeltaH
3

1 – Fuga da corte para o Brasil: com as ameaças de Napoleão Bonaparte de invadir Portugal, seguida da fuga da corte para o Brasil, quase 20 mil membros da nobreza sumiram da noite para o dia, deixando o país europeu em estado de desordem total, e criando um ressentimento pelos brasileiros que, anos mais tarde, seria a causa do desenlace entre os dois.

2 – Investimentos no Brasil: ao chegar às terras americanas, dom João VI rapidamente iniciou investimentos para abrigar a corte na capital. Como resultado, a infraestrutura do país recebeu algumas necessitadas reformas e melhoramentos. A facilitação do comércio com a Inglaterra e a quebra de monopólio da metrópole também contribuíram para a liberalização do Brasil, o que aproximou o povo de ideais de liberdade.

3 – A nova capital: agora que o Brasil era a sede da corte, dom João VI queria que o país fosse mais respeitado internacionalmente e tivesse mais voz, principalmente para com as nações europeias. Por isso, em 1815, formou o Reino Unido de Brasil, Portugal e Algarves. Essencialmente, nesse novo reino, o Brasil passava a ser a capital do império. Obviamente, isso não agradou os portugueses.

4 – A mentalidade de João VI: o líder do novíssimo Reino Unido era conhecido por ser depressivo, ansioso, incapaz de tomar suas próprias decisões (ele solicitava ajuda de seus serviçais para escrever cartas para o próprio filho). No Brasil, ele se viu mais livre das obrigações que carregava em Portugal: nessas novas terras, poderia tentar algo novo.

5 – As revoluções liberais de Portugal: posto fim à invasão francesa em Portugal, o país mergulhou em mudanças políticas que o distanciavam do modelo monárquico. Agora, o futuro da nação estava nas mãos de cortes que afirmavam compromisso liberal, e insistiam que dom João retornasse ao país. Como mais tarde se revelaria, dom João era uma peça estratégica dos planos das cortes.

6 – O príncipe: com o retorno de dom João a Portugal, o Brasil ficava agora a mando de Pedro I, um jovem que nunca recebera a mais apropriada das educações para o poder (seu irmão, que há pouco falecera, deveria assumir o posto de imperador). Além disso, Pedro I era impulsivo, namorador e confuso quanto a suas próprias ambições: de início, era leal a Portugal, pouco tempo depois afirmou ser contrário.

7 – As ofensas: documentos e cartas das cortes portuguesas revelam um desprezo das recém-formadas instituições por Pedro I, zombando principalmente de sua idade e inexperiência política. Um dos apelidos conferidos a ele era "rapazinho".

8 – Os "sequestros": as cortes portuguesas tentaram, várias vezes, "sequestrar" Pedro I, por vezes pretendendo que passasse algum tempo viajando pela Europa. Pela forma forçosa como tentaram conduzir o príncipe, fica claro o objetivo de despachá-lo para enfraquecer o Brasil e retorná-lo ao estado subserviente de mera colônia portuguesa.

9 – O descaso dos portugueses: pretendia-se elaborar uma Constituição para o Reino Unido em 1822. Ao chegarem a Portugal para discutirem a questão, porém, os representantes brasileiros logo descobriram que, para o primeiro semestre de trabalhos, os portugueses já haviam proposto e passado diversos artigos e ideias absurdos para a integridade e autonomia política brasileira. Além disso, o Brasil tinha minoria representativa nas sessões, e seus representantes passaram por diversas zombarias.

10 – José Bonifácio e a princesa Leopoldina: durante uma viagem a Santos, Pedro I recebeu mensagens com urgência de seus amigos: Portugal estava, mais uma vez, requisitando sua volta à Europa, em tom ainda mais zombante que antes. Diante disso, e com mensagens de José Bonifácio e Leopoldina pedindo para que declarasse, finalmente, independência, o jovem decidiu, finalmente, pela separação.

Perguntas similares