• Matéria: Saúde
  • Autor: danielsaopaulo0
  • Perguntado 7 anos atrás

O conhecimento das rotas metabólicas é fundamental para os profissionais da área da saúde: um fisioterapeuta, na hora de elaborar um programa de reabilitação, deve saber que rota energética está sendo utilizada para a realização dos exercícios físicos. Assim, compare o rendimento de energia da quebra aeróbica de glicose com o rendimento de uma glicose degradada pela glicólise anaeróbica.

Respostas

respondido por: pedro24111997
14

 Nos animais em condições aeróbicas, ou seja, com presença de oxigênio o piruvato é reduzido a acetilCoa e participa do ciclo de Krebs para produção da moeda energética do corpo que é o ATP, com isso se tem liberação de CO2. sendo a rota aeróbica produtora de maiores quantidades de energia, porém essa energia demora mais a ser produzida.

  Em condições de anaerobiose, ou seja, ausência de oxigênio o piruvato é reduzido a lactato e entra no ciclo de Cori, que também é conhecido coo ciclo do lactato e posteriormente gera energia, em quantidades bem menores e em um ambiente bem mais ácido. fonte rápida de energia, porém para pouco tempo pois consume muita glicose e afins.

respondido por: lenirosadossantos
8
Resposta
Padrão de resposta esperado

GLICÓLISE ANAERÓBICA

Vantagens: produz ATP de maneira rápida e sem necessidade de oxigênio. Desvantagem: produz poucos ATP (2 a 3) e produz lactato, o que torna o pH do músculo mais ácido, podendo gerar dor.

GLICOSE AERÓBICA

Vantagens: produz de 30 a 32 ATPs e não produz lactato. Desvantagem: necessita de oxigênio e a forma de obtenção de energia é mais lenta.
Explicação

Perguntas similares