Respostas
Resposta:
Resumo do livro
A história é passada na França durante o século XIX, os cenários são descritos com extrema riqueza de detalhes. O protagonista, Jean Valjean, é um homem comum que se vê obrigado a alimentar a sua família faminta e, para tanto, rouba um pão da vitrine de uma padaria
Resposta:
A personagem central da obra é Jean Valjean, história passada na França durante o séc. XIX.
Por roubar um pão, Valjean é condenado a 5 anos de prisão por roubo e arrombamento. Por tentar fugir, foi condenado a mais 19 anos.
Seu passado era triste: órfão, foi criado por uma irmã que tinha sete filhos.
Quando sai da prisão, era excluído por todos devido seu passado. Recusado por inúmeras hospedarias, Jean se abrigou na casa de um padre. Onde roubou pratos e cálices de ouro, quando a polícia descobriu o padre fala que deu a ele. Isso despertou a bondade do protagonista.
Ele muda de indentidade e vira dono de uma fábrica na Alemanha: com o sucesso repentino, pessoas decidiram investigar o passado do dono dessa indústria, descobriram que era da posse de um "ladrão" e as ações dele diminuíram. inspetor Javert, um sujeito aficcionado pela justiça, anda a sua procura durante diversos anos.
Durante o funcionamento de sua fábrica, Valjean conhece Fantine: uma mãe que tem uma filha e a "abandona" com um casal que jurava seus cuidados e aumentava mais e mais os preços para sustentar a filha.
Fantine faz tudo que pode para pagar, retirando dentes, cortando seu cabelo e vira uma prostituta. Ela morre quando um homem joga bolas de neve, em uma noite congelante.
Cosette se casa e vira com o jovem Marcus.