Ao longo da história da educação dos surdos surgiram as correntes comunicativas que são formas diferentes de educar o aluno surdo. Sendo elas o Oralismo, a comunicação total, o bilinguismo. De acordo com a afirmação assinale a alternativa CORRETA.
a) A comunicação total é a utilização da língua Oral como primeira língua, ou seja, é a mistura do bilinguismo com a língua oral.
b) O bilinguismo é a modalidade de ensino que oferta o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e a Língua de Sinais Americana (ASL) como segunda língua.
c) Bilinguismo é a oralização dos surdos e o ensino da língua portuguesa como primeira língua, pois é a língua majoritária do Brasil.
d) A comunicação total também chamada de bimodalismo defende a utilização de recursos espaço-visuais como facilitadores da comunicação.
e) O Oralismo é a utilização dos sinais como único veículo de comunicação para os surdos e suas comunidades usuárias da Língua de Sinais.
Respostas
Letra C.
O bilinguismo é compreendido como a junção de duas modalidade comunicativas, envolvendo a Libras (como segunda língua) e a língua oral portuguesa, uma vez que se adequa como primeira língua oficial do Brasil.
Diante disso, os surdos ao mesmo tempo em que aprendem a Língua Portuguesa, são capazes de se comunicar por Libras, mantendo suas características culturais e linguísticas, de uma forma geral.
Resposta:
A comunicação total também chamada de bimodalismo defende a utilização de recursos espaço-visuais como facilitadores da comunicação.
Explicação:
O bilinguismo tem como objetivo central ofertar o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e a Língua de portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua.
RESPOSTA CORRETA: A comunicação total também chamada de bimodalismo defende a utilização de recursos espaço-visuais como facilitadores da comunicação.