A burocracia é a técnica que expressa e dá suporte à racionalidade instrumental nas organizações modernas. Weber, o sociólogo que descreveu o processo de racionalização da sociedade ocidental, atribui algumas características marcantes da burocracia. Em relação a elas, avalie as sentenças abaixo:
I – Numa organização, a hierarquia expressa o poder que a racionalidade comanda.
II – As descrições de procedimentos formalizam os processos para que possa haver maior controle das informações.
III – A divisão racional de tarefas e a impessoalidade dos cargos permite que haja troca de ocupantes sem afetar o funcionamento da máquina burocrática.
Assinale a alternativa correta:
Aa) Apenas a sentença I é verdadeira.Bb) I e II são verdadeiras.Cc) I e III são verdadeiras.Dd) II e III são verdadeiras.Ee) I, II e III são verdadeiras.
Respostas
Letra E.
Resumidamente, a Burocracia surgiu para racionalizar e controlar os procedimentos administrativos de uma empresa.
Nessa perspectiva, a Teoria da Burocracia é baseada no seguinte tripé:
Formalidade - é vista no conjunto de normas e regras presentes no ambiente organizacional.
Profissionalismo - a padronização dos processos internos mostra que a empresa se preocupa com os seus clientes e, consequentemente, atua de forma séria.
Impessoalidade - o trabalhador atua em nome da empresa. Neste sentido, todo o trabalho realizado ocorre em nome da empresa que o trabalhador representa.
Espero ter contribuído!
Resposta:
A alternativa correta é a letra E
Explicação:
A racionalidade se materializa na burocracia estabelecendo cadeias de controle e de comando. Os processos são descritos sob uma linguagem que os torna bem definidos e delimitados, facilitando o controle das informações. Na burocracia há ênfase nos processos e não nas pessoas, é isso que permite que elas sejam substituídas sem que haja prejuízos ao funcionamento das atividades organizacionais. Aula 5; Tema 1