Respostas
Resposta:
Os cercamentos legais foram um fenômeno ocorrido na Inglaterra de Elizabeth I, filha do segundo casamento de Henrique VIII, desde o século XVII, que marcam o início da Revolução Industrial, considerada uma das maiores revoluções do mundo.
No modo de produção feudal, a terra era um bem comum para a produção camponesa. A partir do momento em que se processa a transição para o modo de produção capitalista, a terra passou a ser encarada como um bem de produção. Desse modo, uma parte dos senhores feudais ingleses — a "gentry" (nobreza rural mais progressista, aburguesada) e os "yoemen" (camada mais rica dos pequenos e médios proprietários) — passaram a cercar as suas terras (cercamentos), arrendando-as como pastagens para a criação de ovelhas, e delas expulsando os camponeses.
O processo intensificou-se no século XVIII. A lã das ovelhas abastecia as indústrias têxteis e os camponeses migravam para as cidades em busca de trabalho nas manufaturas, disponibilizando um grande contingente de mão de obra, o que mantinha os salários baixos.
Explicação:
Você pode estar resumindo todo o conteúdo, colocando apenas as partes que achar mais importante.
Resposta: No campo, a agricultura de subsistência cedeu lugar a agricultura comercial; para criar ovelhas e extrair lã, a gentry e os yomen cercaram seus domínios, expulsando as famílias de camponeses que lá viviam.
A essa prática deu-se o nome de cercamento. O cercamento consistia em cercar as terras de uso comum de onde os camponeses retiravam a sua subsistência, para transformá-las em Pastos para criação de ovelhas ( produtoras de lã) ou em áreas de produção de gêneros comerciais.
Explicação: