Explique a relação existente entre a crise econômica capitalista e a ascensão do movimento nazista na Alemanha na década de 1930.
Eu agradeço muito quem me ajudar!
Respostas
A República de Weimar(Alemanha) já havia passado por duras crises financeiras entre os anos de 1919-1933. O marco alemão já sofria com a desvalorização desde antes da Primeira Guerra Mundial(1914-1918). A situação piorou com a derrota da Alemanha na guerra, onde a mesma foi humilhada, sendo obrigada a pagar 6,6 bilhões de libras para a França e Inglaterra, mesmo não podendo, além de várias outras demandas injustas propostas pelos vencedores.
Isso fez com que o país sofresse uma hiperinflação no início da década de 20, que chegou a 1 bilhão por cento. O desemprego no país também cresceu em níveis exorbitantes, alcançando uma taxa de 6 milhões de desempregados.
O descontentamento da população alemã mediante às políticas econômicas adotadas pelo regime democrático só crescia. Tal insatisfação gerou na Alemanha e em outros países uma onda de movimentos extremistas, tanto de esquerda, quando de direita, visto que as pessoas não acreditavam mais nos "valores democráticos" e agora buscavam novas vias para contornar o caos socioeconômico.
Na Alemanha, o judeu já era um bode expiatório. Muitos colocavam a culpa da desgraça econômica e política na comunidade judaica e nos comunistas, inclusive o Partido Nacional Socialista(Nazista). A popularidade do partido começou a crescer quando Hitler tentou dar um golpe de estado(Putsch da Cervejaria) em 1923 e ficou preso, escrevendo então seu livro "Mein Kampf", onde expressava suas ideias "arianistas", pangermânicas, expansionistas e antissemitas.
Quando a Alemanha finalmente estava dando sinais de recuperação econômica, veio a Crise de 1929. O país mergulhou novamente no caos político, social e econômico. Os movimentos extremistas continuaram crescendo, apresentando propostas e modelos de restauração da pátria, principalmente os de teor nacionalista, como o Partido Nazista.
Em 1932, nas eleições presidenciais, o Partido Nazista possuía uma popularidade absurda. Mesmo assim, Paul von Hindenburg venceu as eleições presidenciais, entretanto, Hitler foi nomeado Chanceler da Alemanha(não conheço muito essa parte, então não entrarei em detalhes do porquê isso aconteceu).
Em 1934, o presidente Hindenburg morreu e Hitler aproveitou para fundir a presidência e a chancelaria. Com isso, ele tornou-se o "Führer", o líder supremo do país. Um plebiscito foi feito em relação a isso e obteve-se 90% de aprovação popular.
Espero ter ajudado...