Respostas
Os organismos do solo podem ser:
Biófagos
Organismos biófagos alimentam-se de seres vivos, constituindo uma das bases do controle biológico - a predação. São classificados em:
Microbióvoros (que se alimentam de micróbios) tendo como exemplo amebas, ácaros, nematóides.
Fungívoros (que se alimentam de fungos) tendo como exemplos ácaros, nematóides.
Fitófagos (que se alimentam de plantas) tendo como exemplos insetos e, com destaque, nematóides que são importantes parasitas vegetais e carnívoros (nematóides, aranhas).
Saprófagos
Organismos simbiotróficos se nutrem de substâncias oriundas da simbiose com organismos vivos. As simbioses se dividem em mutualistas e parasíticas. No primeiro caso, os dois organismos são beneficiados e no segundo um deles é beneficiado e o outro prejudicado. Importantes organismos simbiotróficos são os rizóbios e os fungos micorrízicos.
Organismos saprófagos alimentam-se de matéria orgânica morta. Também podem ser chamados de onívoros, ou seja, que alimentam-se de tudo. Os saprófagos formam a base da quimiorganotrofia, como já mencionado, relacionada com a decomposição da matéria orgânica e podem ser classificados em:
Detritívoros - se alimentam de detritos vegetais em vários estágios de decomposição (vários tipos de organismos macro e microscópicos).
Cadaverícolas - se alimentam de carne podre/animais mortos (larvas de insetos).
Coprófagos - se alimentam de excrementos (bactérias, fungos e pequenos artrópodes).
Simbiotróficos