"As nações fracassam economicamente devido a suas instituições políticas. Esta é a resposta de Acemoglu e Robinson à pergunta deste artigo, título do livro publicado recentemente por esses autores, nos Estados Unidos. Esse livro será leitura obrigatória para todos aqueles que querem compreender o processo de crescimento econômico. A mecânica do crescimento econômico já é bastante conhecida da teoria econômica e baseia-se na acumulação de capital físico, de capital humano e na inovação tecnológica. Por que muitas nações pobres são incapazes de usar esse conhecimento comum, disponível em qualquer livro texto de economia, para transformarem suas economias trilhando o caminho do crescimento? [...] A origem do fracasso reside na incapacidade desses países de construírem instituições econômicas, que determinam os incentivos e as restrições para os diferentes agentes econômicos (consumidores, trabalhadores, empresários, políticos) e que moldam os resultados econômicos. Essas instituições abrangem o direito de propriedade, a liberdade de escolha de cada cidadão, o respeito aos contratos e às leis, o desenho de mecanismos e políticas para que grupos de interesse não se apropriem do bolo sem terem participado na sua produção, a segurança e a proteção das pessoas e a igualdade de oportunidades para todos os membros da sociedade em qualquer ação e/ou atividade." Fonte: BARBOSA, Fernando de Holanda. Por que as nações fracassam? Conjuntura Econômica. 2012. p. 28. Tendo em conta o trecho citado acima e os conteúdos trabalhados no decorrer da disciplina, assinale a alternativa que indique corretamente quais são os dois tipos de instituições políticas para Acemoglu e Robinson: A inclusivas e exclusivas B extrativistas e planificadas C abertas e fechadas D extrativistas e inclusivas E planificadas e privadas
Respostas
A alternativa A está correta.
É importante entender que a exclusão social surge a partir da desigualdade, gerada por fatores econômicos e sociais.
Sabendo disso, é dever dos órgãos públicos e do Estado fornecer medidas que auxiliem as camadas menos favorecidas com condições de trabalho adequadas, melhores escolas, segurança e que a divisão financeira seja executada de forma menos desigual.
Somente a partir disso, levando em consideração a sociedade atual, que teremos condições de em um futuro combater de vez a exclusão em sua totalidade.
Resposta: Letra D: Extrativistas e inclusivas
Explicação:
Instituições políticas extrativas criam instituições econômi-
cas extrativas, transferindo riqueza e poder para as elites do
país, deixando marginalizada a maior parte da população.
As instituições políticas inclusivas são baseadas no plura-
lismo, produzem o império da lei, princípio segundo o qual
as leis devem ser aplicadas igualmente para todo mundo.