A classificação das plantas daninhas quanto ao seu ciclo de vida e reprodução tem grande imprtância para efeitos de seu manejo. Algumas plantas daninhas podem se comportar de forma variada no seu ciclo e na sua propagação dependendo das condições ambientais, da época de germinação e também do manejo agricola. As plantas perenes podem ser divididas em perenes simples e perenes complexas. As plantas perenes complexas podem ainda apresentar uma classificação específica em função da sua estrutura vegetativa de reprodução. O conhecimento do ciclo de vida e formas de reprodução das plantas danihas são cruciais para o exito do manejo integrado e plantas daninhas.
Com base na classificação das plantas daninhas quanto ao seu ciclo biológico, reprodução e aspectos relacionados ao manejo, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. As plantas daninhas classificadas como perenes herbáceas complexas são plantas que se reproduzem por sementes e por propagação vegetativa, como por estolões, rizomas ou por um sistema radicular que possui gemas. A tiririca (Cyperus spp.) e o Capim-amargoso (Digitaria insularis) são exemplos de herbáceas complexas que têm alta capacidade de reprodução e são de difícil controle mecânico e químico.
PORQUE
II. Os equipamentos agrícolas que revolvem o solo causam a fragmentação de órgãos e estruturas desta classe de plantas que estimulam a propagação vegetativa, enquanto o controle com herbicidas é difícil, pois estes não se translocam na planta. Portanto áreas agrícolas problemáticas com esse tipo de planta daninha necessitam de programas de manejo específicos, senão o método de controle utilizado pode vir a ser o disseminador dessas plantas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c.
As asserções I e II são proposições falsas.
d.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Respostas
respondido por:
25
Resposta:
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Explicação:
Corrigida pelo AVA.
respondido por:
8
Resposta:
a.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. Correto
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás