Texto I
E então eu imagino se seria possível, fico me perguntando se seria possível um momento, digamos assim, de amor, entre o poeta e a língua, a língua e o poeta. Aí viria a questão de perguntar se pode existir um amor sem sadismo nem masoquismo. Eu não sei. Não sei porque, inclusive, o amor é um sentimento muito recente. Não sei se vocês já se deram conta, mas o amor é uma coisa que nasceu, era um esporte muito praticado pela aristocracia provençal no século XII, o amor, tal qual nós entendemos, o amor idílico, esse amor, por exemplo, sustenta as novelas da Janete Clair, no horário das oito, o amor da foto novela, esse amor presente na nossa vida hoje de um modo quase obsessivo, a tal ponto que chega assim: bem, você será feliz no trabalho e no amor.
Texto II
Eu te amo
Os textos, embora apresentem o mesmo tema, pertencem a gêneros diferentes. O que mais difere esses textos?A)
A abordagem do tema: enquanto o texto I busca explicações históricas e filosóficas sobre o amor, o texto II ironiza o amor em tempos de tecnologia.
B)
A relação entre quem ama e o objeto amado: no texto I, o poeta se distancia da língua e vice-versa, no texto II, os personagens declaram amor mútuo.
C)
O argumento: enquanto no texto I o amor é concebido como algo concreto, real, palpável, no texto II, o amor é visto como efêmero, passageiro.
D)
O leitor previsto: o leitor do texto I é, preferencialmente, jovens apaixonadas e o leitor do texto II é, possivelmente, pessoas ligadas à tecnologia.
Respostas
respondido por:
5
Alternativa a.
Isso porque o primeiro texto nos apresenta um eu lírico que busca entendimento para o amor, analisando seu surgimento histórico e suas aplicações filosóficas no decorrer dos tempos, sendo algo fruto da sociedade mas que atualmente é tão abordado.
Já o texto 2 nos apresenta o quão volátil são as relações estabelecidas, ironizando eu "eu te amo" como uma frase comum amplamente falada atualmente em diversas plataformas.
respondido por:
2
A)
A abordagem do tema: enquanto o texto I busca explicações históricas e filosóficas sobre o amor, o texto II ironiza o amor em tempos de tecnologia.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás