Respostas
Elas podem doer, provocar coceiras ou sensação de cansaço.
Os médicos podem detectar veias varicosas examinando a pele.
Cirurgia ou o tratamento com injeções podem remover as veias varicosas, mas é comum que novas veias varicosas se formem.
A causa precisa das veias varicosas é desconhecida, mas o principal problema provavelmente é a debilidade nas paredes das veias superficiais (localizadas logo abaixo da pele). Essa debilidade pode ser hereditária. Ao longo do tempo, a debilidade faz com que as veias percam sua elasticidade. As veias se esticam e se tornam mais compridas e largas. Para que possam se acomodar no mesmo espaço que ocupavam quando eram normais, as veias alargadas ficam mais sinuosas. Elas podem surgir como uma protuberância em forma de serpente sob a pele.
A incidência de veias varicosas é maior em mulheres do que em homens e podem surgir pela primeira vez durante a gravidez. Além disso, ficar em pé por muito tempo, obesidade e o envelhecimento podem contribuir para o desenvolvimento de veias varicosas em pessoas com predisposição para o problema.
Mais importante do que o alongamento é o alargamento das veias que faz com que as abas da válvula (cúspides) se separem. Quando a pessoa está em pé, o sangue é puxado para trás pela força da gravidade e não é parado porque as cúspides da válvula estão separadas. Assim, há um refluxo do sangue que rapidamente preenche as veias e faz com que as veias de paredes finas e contorcidas aumentem ainda mais. Algumas das veias comunicantes, que normalmente permitem que o sangue flua apenas das veias superficiais para as veias profundas, também ficam mais largas. Devido ao alargamento, suas cúspides valvares também se separaram. Como consequência, o sangue retorna para as veias superficiais quando os músculos comprimem as veias profundas e ocorre uma distensão adicional das veias superficiais.
Muitas pessoas com veias varicosas também têm aranhas vasculares, que são capilares dilatados.
Válvulas em veias varicosas
Em uma veia normal, as cúspides das válvulas se fecham para impedir o fluxo retrógrado de sangue. Já na veia varicosa, as cúspides não conseguem se fechar porque ela está anormalmente alargada. Consequentemente, o sangue flui na direção errada.
Válvulas em veias varicosas
Varicose Veins of the Leg
Varicose Veins of the Leg
ST BARTHOLOMEW HOSPITAL/SCIENCE PHOTO LIBRARY
Veias varicosas
Veias varicosas
Veias varicosas
Veias varicosas
VIDEO
Sintomas
espero ter ajudado
Resposta:
não
Explicação:
Com o tempo, varicoceles podem aumentar de tamanho e tornar-se mais visíveis. Pode haver também atrofia testicular ou sinais de infertilidade.
Homens com varicocele geralmente não manifestam sinais ou sintomas. Raramente há ocorrência de dor, que pode:
- Variar de intensidade, sendo desde um leve desconforto a uma dor intensa
- Aumentar com a prática de exercícios físicos
- Piorar ao longo do dia
- Melhorar se o homem deitar de costas.