sua tarefa , agora , é produzir uma tabela para resumir as principais doenças causadas por platelmintos apresentadas nesse quadro . Sugerimos que a tabela relacione cada parasitose : a) agente causador b) formas de infestação c) sintomas de) prevenção e tratamento . Após construir a tabela começe a preenche lá pela esquistomosse.
Respostas
1. Esquistossomose:
O seu causador é o parasita Schistosoma mansoni, mas que necessita de hospedeiros intermediários, os caramujos de água doce, para que seu ciclo seja desenvolvido.
A água doce, um rio por exemplo, é contaminada por urina ou fezes de animais ou humanos infectados. O parasita então entra no organismo do indivíduo e vive nas veias do mesentério e do fígado.
O saneamento adequado é uma das melhores formas de prevenção da doença, haja vista que é um problema de saúde pública.
2. Teníase
Seu causado é a Tênia, um platelminto da Classe Cestoda, que tem como hospedeiro intermediário suínos e bovinos, e como hospedeiro definitivo, o homem.
A infecção tem início do seu ciclo diante da ingestão por hospedeiros intermediários do embrião contido no ovo, que se aloja no tecido muscular. Assim, ao se alimentar da carne crua do animal, o ser humano completa o ciclo da doença.
O platelminto se desenvolve e chega ao seu estado adulto no intestino humano, promovendo perda de peso, alterações do apetite, enjoos.
A prevenção está relacionada à tratamento de água e esgoto, além de fiscalização prolongada de carnes de porcos e bois, além de incentivo a bons hábitos de higiene no dia a dia.