Respostas
Explicação:
O Desenvolvimento da Inteligência Emocional
O desenvolvimento da criança não se limita apenas ao desenvolvimento das habilidades motoras e cognitivas, mas sim de um conjunto de habilidades. O desenvolvimento da inteligência emocional da criança é uma das habilidades fundamentais para o seu crescimento como ser social.
A inteligência emocional é a capacidade de identificarmos, de compreendermos, de expressarmos e de controlarmos as nossas próprias emoções, mas também de reconhecermos as emoções dos outros.
Reconhecer as emoções, proporciona o desenvolvimento da “empatia” nas crianças, ou seja, desenvolve a capacidade da criança compreender e colocar-se no lugar do outro. Quando a criança aprende a nomear e a reconhecer as emoções, sabe identificá-las não só em si, mas também nos outros.
A linguagem emocional é o primeiro passo para identificarmos e reconhecermos o que acontece no nosso íntimo, de forma a compreendermos os sentimentos e sermos capazes de os expressar. Ajuda-nos também no relacionamento com os outros, permitindo-nos perceber até que ponto as nossas interações os estão a afetar positiva ou negativamente, sendo, por isso fundamental ao processo de desenvolvimento social da criança.
A criança aprende a expressar as suas emoções através da observação e imitação, sobretudo quando o exemplo vem dos pais.