Enunciado:
O que é capm
O Capital Asset Pricing Model (CAPM), ou Modelo de Precificação de Ativos Financeiros, é um método que procura analisar a relação entre o risco e o retorno esperado de um investimento. Este modelo busca calcular um equilíbrio entre o risco e a rentabilidade e, com isso, atribuir uma precificação aos ativos com risco de uma carteira de investimentos. Além do investimento em ativos financeiros, o CAPM também permite identificar o valor de um projeto, como em um processo produtivo, por exemplo. O cálculo do CAPM leva em consideração a parte dos riscos do investimento, com a parte livre de riscos, ou menos arriscada possível. A fórmula do CAPM é a seguinte:
E (R) = Rf + β (Rm - Rf)
Sendo E(R) o retorno esperado que o modelo CAPM busca calcular, enquanto os outros componentes são Rf - taxa de juros livre de risco; β - Índice Beta, que indica o risco associado ao investimento; Rm - taxa de remuneração do mercado. Para a taxa livre de risco é considerada uma taxa de rendimento de um investimento sem risco, como a poupança ou do Tesouro (Selic). Este valor representa o mínimo a considerar para o retorno esperado. O modelo utiliza também a rentabilidade do mercado como um todo. É possível, neste caso, utilizar a rentabilidade do Índice Bovespa no período selecionado. O Beta é um índice que relaciona a direção que um investimento toma conforme variações no mercado, ou seja, o risco do investimento comparado a variações na Bovespa, por exemplo. Para calcular o Beta utilizamos a variação conjunta da rentabilidade do investimento com o mercado. Para isso utilizamos a covariância entre estes dois rendimentos, dividindo pela variância do mercado. O Beta utilizado no CAPM é positivo já que procura analisar investimentos que acompanham os riscos do mercado.
É sabido que as ações de empresas como a Vale do Rio Doce e a Petrobras oscilam diariamente em função das notícias de mercado que, no Brasil, são sobremaneiramente influenciadas pelo meio ambiente político. No entanto, é observável que invariavelmente quando o mercado fecha em baixa, esses papéis também fecham em baixa.
Qual seria a relação entre a variação dos preços das ações das empresas citadas e o índice Bovespa? Considerando o que você aprendeu sobre betas, você diria que o beta dessas empresas é muito próximo de 1, bem menor do que 1 ou bem maior do que 1? Justifique a sua resposta explicando se poderíamos considerar essas empresas blue chips ou small caps.
Respostas
respondido por:
0
O índice Bovespa é um índice associado ao desempenho médio das ações negociadas, calculada levando em consideração as transações envolvendo ações com os maiores volumes.
Dessa forma, se o índice tem um valor baixo, isso tende a contaminar o mercado e afetar como um todo todas as ações na Bovespa, incluindo as ações da Vale do Rio Doce e da Petrobras em questão.
O beta dessas empresas é bastante próximo de 1, merecendo a classificação de blue chips (empresas de grande valor de mercado).
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás