A ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA E A TEORIA DE MANUEL ATIENZA!
Qual a importância do argumentar na prática jurídica? No que consiste a teoria das boas razões, presente no pensamento de Atienza?
Respostas
A importância do argumento se dá pela intensa influência da lógica e do direito em seus conceitos e por ter estudado a estrutura da argumentação.
O exercício do Direito consiste basicamente em argumentar, dentre as funções essenciais, a teoria da argumentação jurídica cuida mais da produção de razões e argumentos para cumprimento da função de conceder critérios para a produção do Direito.
A argumentação é vista como um processo em que as informações interagem frequentemente é tão imprescindível ao operador do Direito.
Espero ter ajudado.
Resposta:
Resumo
Considerando-se que a atividade jurídica consiste, essencialmente, em argumentar e que há pouco mais de meio século, essa discussão ressurgiu no mundo jurídico em decorrência da crescente modificação dos sistemas jurídicos positivistas para os denominados constitucionalismos ou pós-positivismos, questiona-se qual o papel a ser exercido pela argumentação jurídica e qual a importância de suas teorias no âmbito desses sistemas. Os profissionais do direito, sejam eles juízes, advogados, legisladores; hoje, necessitam oferecer boas razões para as suas decisões que devem ser justificadas ante a realidade e os valores sociais. Nesse contexto, Manuel Atienza, com sua inovadora maneira de conceber a argumentação jurídica por seu conteúdo, destaca-se entre os teóricos mais recentes, sem desprezar a lógica e a retórica.
estudem mais