O debate sociológico contemporâneo divide o pensamento sociológico a partir de perspectivas distintas sobre a interação entre os indivíduos. Sobre este tema é correto afirmar: No funcionalismo, os estudos sociológicos tratam as sociedade como um corpo homogêneo voltado à função de perpetuação da espécie.
b) No contexto contemporâneo, há pensadores que entendem que a análise dos diferentes conflitos entre grupos e indivíduos fornece a melhor perspectiva de análise da sociedade.
c) As perspectivas behavioristas e utilitaristas explicam o fato de as interações sociais se basearem em trocas aleatórias de privilégios entre grupos sociais.
d) Há, na sociedade, uma interação baseada em símbolos que são forjados pelos veículos de comunicação de massa e que não permitem interpretações distintas entre diferentes grupos sociais.
e) Desenvolvida na Escola de Frankfurt, a teoria crítica leva o positivismo às últimas consequências afirmando que apenas o conhecimento científico, baseado em ideais com pretensão generalizante, pode chegar a verdades sociológicas relevantes.
Respostas
Resposta:
a resposta correta é a letra b.
no contexto contemporâneo, a pensadores que entendem que a análise dos diferentes conflitos entre grupos e indivíduos fornece a melhor perspectiva de análise da sociedade.
(relações de autoridade, de dominação e subordinação são fontes para os conflitos a serem analisados pela sociologia que os relaciona a instrumentos de manutenção da ordem social)
Resposta:
No contexto contemporâneo, há pensadores que entendem que a análise dos diferentes conflitos entre grupos e indivíduos fornece a melhor perspectiva de análise da sociedade.
Explicação:
Relações de autoridade, de dominação e subordinação são fontes para os conflitos a serem analisados pela sociologia que os relaciona a instrumentos de manutenção da ordem social.