Respostas
Resposta:
O mercado de trabalho brasileiro, passou por muitas transições para chegar a consolidação de leis trabalhistas que estão em vigor. Entretanto, ainda há um grande número de trabalhadores desamparados legalmente.
Embora o governo tenha realizado campanhas para a formalização no contrato de empregadas domésticas, é muito comum encontra-las sem a carteira assinada. Muitos patrões optaram pela demissão ao resguardar os servidores de seus direitos básicos, como, o salário mínimo ou férias remuneradas.
Esse problema não abrange apenas a classe doméstica, a falta do contrato formal no registro do trabalhador, está presente até mesmo em repartições públicas do governo. Onde muitos trabalham de serviços prestados, podendo ser demitido sem o amparo de salário desemprego ou FGTS.
O Mercado brasileiro de trabalho convive com essa realidade. A mesma permanecerá enquanto o empregado não for conscientizado de sua legislação. É importante que o governo dissemine o conhecimento a classe trabalhadora, para que revendiquem seus direitos junto ao empregador.