PERGUNTA 3
“E durante dois anos o cortiço prosperou de dia para dia, ganhando forças, socando-se de gente. E ao lado o Miranda assustava-se, inquieto com aquela exuberância brutal de vida, aterrado defronte daquela floresta implacável que lhe crescia junto da casa, por debaixo das janelas, e cujas raízes, piores e mais grossas do que serpentes, minavam por toda a parte, ameaçando rebentar o chão em torno dela, rachando o solo e abalando tudo.”
Fonte: AZEVEDO, Aluisio. O Cortiço - São Paulo: Ática, 1997.
O trecho acima, presente na obra “O Cortiço”, publicada a primeira vez em 1890 passa-se no Rio de Janeiro do fim do século XIX, que estava vivendo um processo de urbanização que não se estendeu as classes menos favorecidas. A respeito deste processo de urbanização, marque a alternativa que corresponde a um processo urbano característico desta época.
Amplo acesso a serviços básicos de saneamento.
Programas habitacionais de inclusão.
Favelização das cidades.
Êxodo urbano.
Redução das desigualdades sociais.
Respostas
respondido por:
4
Favelização das cidades.
As primeiras favelas brasileiras surgiram no Rio de Janeiro no final do século XIX, em que diversas famílias foram expulsas das suas casas, precisando irem viver em aglomerados denominados de cortiços.
Com a abolição da escravatura, e a ausência de políticas públicas de inserção no mercado trabalhista ou de garantia de sobrevivência, os indivíduos afrodescendentes começaram a construir casas de forma improvisadas em morros afastados dos centros urbanos.
Bons estudos!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás