• Matéria: Filosofia
  • Autor: samuelrocha963p0wtqw
  • Perguntado 7 anos atrás

O homem, dizia o filósofo alemão Friedrich Wilhelm Joseph Schelling (1775-1854), tem profundamente escondido em si, uma “cumplicidade com a Criação”, pois que lhe assistiu às origens. Seja de onde for que tenhamos vindo, estamos aqui. Encontramo-nos no mundo, em meio a outros homens. A natureza é muda. Embora pareça estar expressando algo através de suas formas, suas paisagens, suas tempestades tumultuosas, suas erupções vulcânicas, sua brisa ligeira e seu silêncio – a natureza não responde. Os animais reagem de maneira que têm sentido, mas não falam. Só o homem fala. Só entre os homens existe essa alternância de discurso e resposta continuamente compreendida. Só o homem, pelo pensamento, tem consciência de si. (JASPERS, Karl. Introdução ao pensamento filosófico. São Paulo: Cultrix, 1999. p. 46)
Considerando esta Figura e citação, leia atentamente as seguintes afirmações:
I O ser humano é um agente transformador e não se submete inteiramente às forças da natureza, mas é capaz de ampliar os limites que essa lhe impõe.
II A pessoa desenvolve a consciência de si com base na integração entre os planos individual e sociocultural, nas diferentes relações com a natureza, com os semelhantes, com o transcendente e consigo.
III A solidariedade do homem com o mundo não confunde o homem com o mundo. Graças à sua racionalidade, o homem se conhece distinto do mundo e, em uma situação de alteridade com relação ao mundo, tem consciência de que é uma coisa e o mundo – que é a sua casa – é outra.
IV O processo de humanização, realizado com base no conhecimento, na linguagem e ação, produz determinado conhecimento, o qual se situa nas condições materiais de produção da vida e dos valores, como também no sentido que se atribui à existência.
É VERDADEIRO o que se afirma em

a.
I, III e IV, apenas.

b.
I, II e III, apenas.

c.
II, III e IV, apenas.

d.
I, II, III e IV.

e.
III e IV, apenas.

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
22

d. I, II, III e IV.

O ser humano consiste em um agente transformador que não se submete de forma completa às forças naturais, apesar de ter capacidade de ampliação dos limites que a mesma impõem ao indivíduos.

O indivíduo deve desenvolver a consciência de si próprio baseando-se na integração do plano individual com o plano sociocultural, considerando as distintas relações com o meio natural, com os semelhantes e com si próprio.

Bons estudos!


vilmarsousa: não é a letra D, marquei-a e errei
respondido por: mayconbello
12

Resposta:

resposta correta I, II e III, apenas.

Explicação:

Perguntas similares