• Matéria: Sociologia
  • Autor: jaquelineferreira962
  • Perguntado 7 anos atrás

Examine a situação de um aluno de faculdade. Há grandes valores culturais e crenças que enfatizam a importância da educação e, desse modo, forçam os alunos a perceber e acreditar que eles devem ir à faculdade. Para alguns, há pressões e expectativas dos pais, tornando as pressões para ir à escola ainda maiores. Há limitações da própria escola – presença, fichas de leitura, provas – definindo o que se pode fazer. Há pressões de classe social – quanto dinheiro se tem para gastar -, que determinam se o aluno deve também trabalhar enquanto vai à escola. E, se o trabalho é necessário, há limitações do próprio local de trabalho, bem como os problemas de horário e conciliação entre escola e trabalho. A própria esposa e os filhos da pessoa podem limitá-la a um horário apertado. Existem as restrições de economia e mercado de trabalho que afetam as decisões dos alunos sobre seus principais objetivos de carreira acadêmica e de vida. As políticas governamentais que afetam os fundos públicos para os alunos (empréstimos, doações, bolsas de estudos para pesquisas) e para a faculdade ou universidade como um todo. Essas restrições governamentais e econômicas são, por sua vez, amarradas à política econômica mundial como balanças da autoridade geopolítica e comércio econômico. (TURNER, Jonathan H. Sociologia: Conceitos e Aplicações, São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2000.).

A respeito do enunciado acima, avalie as seguintes afirmações.

I. A escola não possui mecanismos de controle eficientes.

II. Os mecanismos de controle das famílias são sempre os mesmos, independente dos contextos socioculturais.

III. Os sistemas de controle econômico podem limitar as ações das pessoas.

Respostas

respondido por: Matheusieti
0

Apenas a alternativa 3 está correta.

Como o próprio nome elenca, as vantagens econômicas são os artifícios que uma determinada empresa, grupo ou instituição possui em relação as outras no mercado, porém, os sistemas de controle tem poder para limitar as ações dos indivíduos.

Podemos destacar como vantagem econômica, uma ideia que essa empresa teve e conseguiu abranger um público maior que a das demais, como o caso dos refrigerantes da marca mais famosa do mundo, que apesar de possuir diversos concorrentes, tem um marketing forte que supera as demais, conquistando assim a vantagem econômica.

Perguntas similares