A consolidação da burguesia como classe deu-se conjuntamente com a diminuição da influência dos senhores feudais no período final da Idade Média, ainda no século XIV, quando uma epidemia de peste bubônica agravaria a já existente paralisação do mercado agrícola feudal. Antes atuante apenas nas cidades ou burgos – vocábulo latino em sua origem de onde veio seu nome -, a burguesia expandiria sua força econômica ao adquirir as terras que os grandes senhores já não tinham condições de manter. Paulatinamente, então, o eixo financeiro da Europa acabaria se alterando do campo para as cidades, que cresceriam de maneira substancial, juntamente com o comércio feito dentro de suas muralhas. Necessitando do pagamento de mais impostos para expandir a máquina administrativa dos reinos que se centralizavam politicamente, os reis se aliariam com a burguesia ao promover a economia mercantil; bastante importante, neste sentido, seria o incentivo feito à manutenção de rotas comerciais dentro e fora do continente europeu e à exploração colonial, especialmente nos reinos ibéricos. Apesar de toda a sua contribuição para fortificar os Estados Nacionais, entretanto, a burguesia continuaria subserviente à aristocracia, que fora cooptada e subjugada pelos monarcas. Apesar da importância crescente da classe para a economia europeia no início da era industrial, o Antigo Regime europeu apresentava constantes obstáculos para a expansão da produção.Fonte: PISSURNO. F.P. Burguesia. Disponível em: . Acesso em: 09 jul. 2019.


Com o advento da modernidade, a burguesia foi angariando cada vez mais espaço na sociedade e na economia. Embora tivesse importância significativa, a burguesia ainda se via subserviente à aristocracia, sendo assim passaram a reivindicar:

A. Mais terras para trabalhar.
B. Maior participação nas decisões das igrejas
C. Mais hospitais.
D. Fim da delimitação dos territórios.
E. Maior participação na política.

Respostas

respondido por: Danas
156

A alternativa E) é a correta.

A burguesia buscou maior participação na politica como forma de ter mais poder e se tornarem mais livres em relações aos aristocratas.

Para Marx, a força de trabalho, o proletariado era explorada pela burguesia, que era a força capitalista que sempre ficava com a mais valia, o produto que não era entregue ao trabalhador.

Dessa forma, todo o capital que é acumulado por pessoas que exploram a força de trabalho de outros, é fruto da apropriação do resultado dessa mão de obra, sendo assim todo o capital surge da mão de obra, do trabalhador, do proletariado.

respondido por: estudantezombie
78

Resposta:

Maior participação na política.

Explicação:

Perguntas similares