• Matéria: Português
  • Autor: g4br13ld3p3z
  • Perguntado 7 anos atrás

Quais os principais elementos do gênero narrativo?​

Respostas

respondido por: AcsaRaabe
7

Resposta:

O termo “narrar” vem do latim “narratio” e quer dizer o ato de narrar acontecimentos reais ou fictícios. Na Antiguidade Clássica, os padrões literários reconhecidos eram apenas o épico, o lírico e o dramático. Com o passar dos anos surgiu dentro do gênero épico a variante: gênero narrativo, a qual apresentou concepções de prosa com características diferentes, o que fez com que surgissem divisões de outros gêneros literários dentro do estilo narrativo: o romance, a novela, o conto, a crônica, a fábula. Porém, praticamente todas as obras narrativas possuem elementos estruturais e estilísticos em comum e devem responder a questionamentos, como: quem?, que? quando? onde? por quê? Vejamos a seguir:

• Narrador: é o que narra a história, pode ser onisciente (terceira pessoa, observador, tem conhecimento da história e das personagens, observa e conta o que está acontecendo ou aconteceu) ou personagem (em primeira pessoa; narra e participa da história e, contudo, narra os fatos à medida em que acontecem, não pode prever o que acontecerá com as demais personagens).

• Tempo: é um determinado momento em que as personagens vivenciam as suas experiências e ações. Pode ser cronológico (um dia, um mês, dois anos) ou psicológico (memória de quem narra, flash-back feito pelo narrador).

• Espaço: lugar onde as ações acontecem e se desenvolvem.

respondido por: bryasmincosta19
2

Resposta:1. Presença de um narrador

O texto narrativo possui como característica alguém que possa contar a história. Este é o papel do narrador ao contar a ação que envolve personagens, tempos, espaços e conflitos.

O narrador pode ser observador e contar os fatos apenas sob a sua ótica, mas pode também estar inserido na história como um personagem.

2. Possui um enredo

A narrativa também tem como característica um enredo que apresenta o desenvolvimento da história, com o surgimento de personagens e a existência dos conflitos. O enredo pode ser linear, não linear, psicológico e cronológico.

O enredo possui uma estrutura que também permite que o texto tenha uma fluidez ao ser lido. Ela é composta por:

Apresentação ou introdução, onde o autor do texto apresenta os personagens, o local e o tempo onde a trama se desenvolverá;

Desenvolvimento, onde grande parte da história é contada com foco nas ações dos personagens;

Clímax, que é a parte do desenvolvimento onde a história chega no seu ponto mais emocionante da narrativa;

Desfecho, onde a história chega ao seu fim e todos os conflitos e acontecimentos têm suas conclusões.

Ver também o significado de Enredo.

3. Possui personagens

O texto narrativo também possui personagens, que são aqueles que compõem a história que está sendo contada. Os personagens são elementos primordiais na narrativa, pois eles que são responsáveis pelas ações que desenvolvem a história.

Eles se classificam em personagens principais, que possuem um papel importante no enredo da história; e personagens secundários, que possuem uma função auxiliar ao personagem principal ou estão em segundo plano na história principal.

4. Possui um tempo específico

A narrativa também possui um período específico para se realizar, que é o tempo em que a história acontece. Ele está relacionado com a marcação do tempo dentro da narrativa.

O tempo, dentro da narrativa, pode ser cronológico, seguindo a ordem dos acontecimentos ou psicológico, que é caracterizado por um período onde a ação já aconteceu e o narrador apenas lembra dos fatos.

5. Se realiza em um determinado espaço

O texto narrativo precisa de um lugar para a história se realizar. Este espaço, na narrativa, pode ser um ambiente físico, como um casa, uma cidade ou um ambiente social, como uma festa.

Ambos são espaços onde pode haver o desenvolvimento da história, envolvendo os personagens e apresentando os conflitos.

6. Discurso

A narrativa pode ter ainda um tipo específico de discurso, que pode ser direto, quando a própria personagem fala, ou indireto, quando o narrador interfere na fala do personagem

Explicação:

Perguntas similares