Respostas
Resposta:
A contabilidade é um ramo das Ciências Sociais. Tem por objetivo estudar as variações quantitativas e qualitativas que acontecem no patrimônio, isto é, o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade.
Entende-se entidade como qualquer pessoa, física ou jurídica, distinta das demais e que possui um patrimônio.
Por meio da contabilidade, os gestores podem transformar dados em informações relevantes para o controle gerencial e as tomadas de decisões.
A contabilidade envolve um grupo de técnicas, normas e procedimentos usados para controlar o patrimônio das entidades. Essas técnicas inspiram-se, inicialmente, em princípios, que são as bases que orientam a técnica contábil.
O OBJETO DE ESTUDO DA CONTABILIDADE
Toda ciência elege seu objeto de estudo. Tal procedimento é necessário para estabelecer o recorte entre uma ciência e outra.
O objeto de estudo da Contabilidade é o patrimônio das entidades, ou seja, o patrimônio de pessoas jurídicas (empresas) e físicas (pessoas “naturais”). O patrimônio não é uma condição estável: está em constante movimento e requer técnicas para sua apuração.
Na Contabilidade, cada entidade é uma pessoa distinta e terá o seu patrimônio. Nesse sentido, o patrimônio da empresa não se confunde com o patrimônio de seus sócios, que são outras entidades.
O patrimônio, objeto da contabilidade, não se resume ao das pessoas jurídicas com fins lucrativos. Pessoas jurídicas de direito público (como União, Estados e Municípios) e pessoas físicas também têm seus patrimônios, que são estudados pela ciência contábil.
O OBJETIVO DA CONTABILIDADE
O objetivo da contabilidade é contribuir para o controle do patrimônio e para o planejamento na tomada de decisões. Controle e planejamento são duas das mais importantes funções administrativas. Neste sentido, a Contabilidade é uma ciência relevante do ponto de vista gerencial, ao revelar informações quantitativas e qualitativas sobre a saúde econômica e financeira de uma entidade.