a este trecho do livro “Cultura – um conceito antropológico” (LARAIA, R. B, p. 33-34):
Uma série de estudiosos tentou analisar, sob esse prisma, o desenvolvimento das instituições sociais, buscando no passado as explicações para os procedimentos sociais da atualidade. [...] por detrás de cada um destes estudos predominava, então, a ideia de que a cultura se desenvolve de maneira uniforme, de tal forma que era de se esperar que cada sociedade percorresse as etapas que já tinham sido percorridas pelas ‘ sociedades mais avançadas’.
Escolha a alternativa que apresenta a teoria que é descrita no trecho anterior:
a.
Relativismo cultural.
b.
Progresso cultural.
c.
Socialização.
d.
Evolucionismo social.
Respostas
Resposta:
letra D
Explicação:
a. Relativismo cultural.
b. Progresso cultural.
c. Socialização.
d. Evolucionismo social
e. Desenvolvimento padrão
A alternativa D é a que melhor explica o sentido expressado no texto, onde o evolucionismo social está diretamente ligado a sobreposição de uma cultura sobre a outra, ou seja, essa noção se dá a partir de teorias que afirmam que a genética segue um processo evolutivo e algumas culturas são maiores do que as outras.
A antropologia pode ser entendida como o estudo que analisa os diferentes grupos, interpretando seus valores, costumes, experiências e formas de convivência.
A evolução da antropologia colocou por terra as visões etnocêntricas nos afirmando como sociedades e grupos plurais, não devendo sobrepor uma cultura sobre a outra.
Mais sobre este tema:
brainly.com.br/tarefa/6459036