A imagem, extraída do portal de economia do site UOL, apresenta a cotação do dólar do dia 20/05/2019. Conforme verifica-se, o dólar ficou acima dos R$4,10, o que representa uma desvalorização da moeda nacional, impulsionada por diversos fatores.

Segundo especialistas, além do cenário econômico mundial que também afetou o Brasil, um dos maiores motivos para esta desvalorização é a tensão vivenciada no país diante da possibilidade de aprovação da Reforma da Previdência, na qual o atual Governo aposta todas as fichas para uma melhora da economia.

Este cenário de instabilidade deixa em alerta os investidores e os empresários brasileiros que atuam no mercado internacional, e que são afetados diretamente pelo câmbio da moeda nacional.

Com base neste assunto, explique qual o impacto da alta do dólar para os exportadores e os importadores brasileiros.

Respostas

respondido por: ryandriftp7hah4
0

Resposta: Para quem compra, ou seja, os importadores, quanto maior estiver o valor do dólar, mais cara se tornará o processo de importação. Ou seja, este valor será repassado ao consumidor final que pagará mais pelo mesmo produto. Por outro lado, para quem vende, quanto maior for o valor do dólar mais esta empresa receberá pelo produto vendido. Neste cenário existem duas opções, ou a empresa brasileira reduz o valor do seu produto tornando-se mais competitiva internacionalmente ou ela mantem o seu preço e terá uma margem de lucro muito maior.

Explicação:

Perguntas similares