Respostas
Resposta:
Explicação:
A democracia ateniense era formada com a participação de cidadãos atenienses (adultos, filhos de pai e mãe ateniense) que correspondiam a uma minoria, pois eram excluídos os metecos (estrangeiros), escravos e mulheres.
509 a. C. -seguras sobre a quantidade de população, cidadãos ou escravos durante o período da Atenas democrática. Contudo, é verdadeiro que a Democracia de Atenas não satisfaz os critérios modernos, já que não haviam eleições os magistrados eram sorteados, uma vez que segundo a crença democrática a eleição leva à aristocracia, e as decisões políticas eram tomadas em assembleias em que todos os cidadãos podiam participar, tanto com a palavra quanto com o voto.
Reuniam-se na praça pública (ágora) formando a Eclésia (Assembleia do povo) para ouvir os cidadãos
Resposta:
A democracia ateniense era formada com a participação de cidadãos atenienses (adultos, filhos de pai e mãe ateniense) que correspondiam a uma minoria, pois eram excluídos os metecos (estrangeiros), escravos e mulheres.
Þ 509 a. C. -seguras sobre a quantidade de população, cidadãos ou escravos durante o período da Atenas democrática. Contudo, é verdadeiro que a Democracia de Atenas não satisfaz os critérios modernos, já que não haviam eleições os magistrados eram sorteados, uma vez que segundo a crença democrática a eleição leva à aristocracia, e as decisões políticas eram tomadas em assembleias em que todos os cidadãos podiam participar, tanto com a palavra quanto com o voto.
Reuniam-se na praça pública (ágora) formando a Eclésia (Assembleia do povo) para ouvir os cidadãos;
O legislador grego Clístenes instaurou institucionalmente a democracia em Atenas, há 251 anos os cidadãos – adultos masculinos, nascidos em Atenas – passaram a decidir os destinos da pólis na ágora, a praça pública. Era a chamada “democracia directa”.
Democracia: os cidadãos detinham o poder político do Estado. No seu famoso discurso fúnebre, o Epitáfio, Péricles definiu-a: “o regime ateniense chama-se democracia, pois o governo do Estado não está nas mãos de poucos, mas de muitos”.
Por isto Sócrates defendia: “ a democracia era o governo dos ignorantes”;
Sócrates defendia esta ideia porque a maioria dos cidadãos era pobre, os ricos nem sequer apareciam porque eram uma minoria, logo os cidadãos mais pobres levavam sempre a melhor porque era uma democracia e eles eram maioria;
Explicação: