Leia o texto a seguir:
“A lua vinha assomando pelo cimo das montanhas fronteiras; descobri nessa ocasião, a alguns passos de mim, uma linda moça, que parara um instante para contemplar no horizonte as nuvens brancas esgarçadas sobre o céu azul e estrelado. Admirei-lhe do primeiro olhar um talhe esbelto e de suprema elegância. O vestido que o moldava era cinzento com orlas de veludo castanho e dava esquisito realce a um desses rostos suaves, puros e diáfanos, que parecem vão desfazer-se ao menor sopro, como os tênues vapores da alvorada. Ressumbrava na sua muda contemplação doce melancolia e não sei que laivos de tão ingênua castidade, que o meu olhar repousou calmo e sereno na mimosa aparição.”
ALENCAR, J. de. Lucíola. Petrópolis: Vozes, 2018 (Edição Digital). Disponível em: [Biblioteca Virtual]. Acesso em: 19/06/2019. Obra publicada originalmente em 1862. (Adaptado).
Com base no texto acima, julgue as afirmações abaixo.
I. O texto do tipo descritivo tem como objetivo relatar as características de uma pessoa, de um objeto ou de uma situação qualquer que estão inscritos em um certo momento, por isso predominam verbos de estado (ser, estar, ter etc.). A descrição pode ser objetiva ou subjetiva.
II. O texto do tipo descritivo relata uma ação, apresentando uma progressão temporal, pois a ordem dos fatos é importante. É um tipo de texto que pressupõe sempre a existência de um fato gerador que gera uma sequência de outros fatos articulados entre si.
III. O texto do tipo descritivo pode ser objetivo ou subjetivo. Na descrição objetiva há o predomínio das emoções e, portanto, apresenta o ponto de vista particular do observador. Na descrição subjetiva o narrador mostra apenas as características dos objetos e suas funções e qualidades físicas de maneira impessoal.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
I e II, apenas.
III, apenas.
II, apenas.
I, apenas
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
apenas I
Explicação:
Somente a afirmação I diz respeito às características do texto de tipo descritivo. O texto do tipo descritivo é aquele que tem como objetivo principal expor as características de seres concretos (pessoas, animais, objetos, situações, lugares etc,); trata-se, portanto, de um retrato falado. É um tipo de texto sem progressão temporal, por isso o uso de verbos de estado (ser, estar, ter etc.) no presente e no pretérito imperfeito. A descrição pode ser do tipo objetiva e subjetiva.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás