• Matéria: Biologia
  • Autor: leticiaalves34peas4c
  • Perguntado 7 anos atrás

como ocorre a regulação térmica corporal?​

Respostas

respondido por: NICKRMUITOGENIO
3

Resposta:

O primeiro conceito que devemos definir sobre este tema é que há uma temperatura central – interna ou corporal – e outra cutânea – da superfície de nosso corpo. A primeira está a todo o momento sendo regulada por mecanismos que discutiremos mais adiante, e isso é necessário para que possamos manter essa temperatura em um nível quase constante, que varia, normalmente, em cerca de 0,6ºC.  

A temperatura da pele, diferentemente, varia muito de acordo com a temperatura do ambiente e com a parte do corpo em questão.

Como bem sabemos dos livros de biologia, o ser humano é homeotérmico. Isso significa que podemos manter nossa temperatura estável mesmo em condições extremas de frio ou de calor (até certo limite, é claro). Isso é conseguido através da regulação da temperatura, que depende basicamente da relação entre o que se produz e o que se dissipa ou perde de calor. E o que produz calor em nosso organismo? Vários são os elementos envolvidos, mas, principalmente, o nosso metabolismo celular. Esse metabolismo, por sua vez, é influenciado por alguns fatores, como a atividade muscular, hormônios que aceleram o metabolismo e o estado alimentar. Durante o exercício físico, é fácil notarmos que a temperatura corporal fica elevada. Outro exemplo é o aumento do calor após uma refeição. Em ambos os casos, há um aumento das reações químicas em nosso organismo.

O outro lado dessa balança é a forma com que perdemos calor. Como vimos, a temperatura externa do nosso corpo pode variar bastante. Isso é muito importante para a dinâmica da troca de calor entre o indivíduo e o ambiente. O calor é produzido em nosso ambiente interno, dentro do organismo, em função de nosso metabolismo. Esse calor, porém, deve seguir em direção à pele e posteriormente em direção ao ambiente externo ao nosso corpo, tudo isso para que nossa temperatura (interna) seja mantida em valores constantes. Assim, fundamentalmente, o que define essa troca é a velocidade que cada um desses “movimentos” ocorre, a saber: a velocidade de transferência de calor do meio interno para a pele e, sequencialmente, da pele para o meio externo.

DE QUE FORMA PERDEMOS ESSE CALOR?

Já nos está claro que o calor é perdido pela superfície externa de nosso corpo. Mas isso acontece de diferentes maneiras, através de fenômenos físicos distintos. Esses mecanismos compreendem a irradiação (que representa cerca de 60% da perda de calor, em média), a condução, a convecção e a evaporação (22% da perda). A irradiação e a condução “movimentam” o calor a partir do objeto que de fato possui mais calor. Isso significa que em locais em que a temperatura da pele é menor do que a ambiente, o calor é absorvido pelo corpo. Particularmente importante é o mecanismo da evaporação, pois consiste na única forma com que o calor pode ser perdido para o ambiente quando este possui uma temperatura maior do que a da nossa pele. Quando sentimos muito calor, normalmente suamos. O suor possibilita o aumento da evaporação, aumentando também a perda de calor pela pele. O controle da produção de suor é, portanto, outro fator determinante da homeostase térmica.

VALORES NORMAIS DA TEMPERATURA CORPORAL

A temperatura corporal (interna), como já referido, varia conforme o local anatômico em que é medida. Portanto, os valores entendidos como normais também variam. A temperatura normal quando a aferição é realizada na axila está compreendida entre 35,5 a 37ºC. Esse é o método mais usual de mensurarmos nossa temperatura. A temperatura bucal (medida com outro tipo de termômetro, próprio para utilização nessa região) considerada normal deve estar entre 36 e 37,4ºC.

Explicação:

espero ter ajudado vc

Perguntas similares