• Matéria: Contabilidade
  • Autor: daracoelho6530
  • Perguntado 7 anos atrás

Qual a importância e relevância dos acordos internacionais entre Brasil e os blocos econômicos, como União Europeia (UE) e MERCOSUL, e acordos bilaterais com a China e Estados Unidos da América (EUA), no mercado de capitais? Qual a relevância das reformas internas do país para o mercado financeiro brasileiro?

Respostas

respondido por: pamelaaraujo2004
9

Resposta:

A formação de blocos econômicos tem por objetivo criar condições para dinamizar e intensificar a economia num mundo globalizado. Em todas as modalidades de blocos econômicos, o intuito é a redução e/ou eliminação das tarifas ou impostos de importação e exportação entre os países membros.

Na tentativa de expansão do mercado consumidor, as nações visam integrar a blocos econômicos que flexibilizem as relações comerciais em escala internacional. Os acordos têm o propósito de estabelecer tratados para uniformizar as ações fiscais em termos de diminuição ou isenção de impostos sobre as mercadorias e os serviços comercializados entre os países membros.

No momento de se elaborar a nova lei do SFN é importante que se tenha em mente esse quadro, para que o normativo a ser apresentado possa proporcionar ao país um sistema financeiro eficaz, livre das disfunçôes hoje apresentadas e comprometido efetivamente com o apoio à produção. Claro deve estar, entretanto, que a lei, embora condição necessária, não será suficiente para modificar significativamente a situação atual. A volta das operações de crédito como instrumento de alavancagem do desenvolvimento econômico só ocorrerá após a estabilização da moeda e a mudança do perfil da dívida pública.

Como as condições da economia brasileira na última década não têm favorecido o surgimento de linhas de crédito espontâneas para os segmentos mais débeis do sistema econômico, tais como as pequenas e médias empresas e o setor rural, ou para aqueles segmentos que demandam financiamentos de longo prazo, a importância e a responsabilidade das instituições oficiais tornaram-se ainda maiores, já que não se pode contar com o crédito privado para o estímulo de setores tão relevantes.

Explicação:

respondido por: thaynnaba
17

No caso podemos afirmar que os referidos acordo financeiro possibilitam que o Brasil tenha mais competitividade no mercado internacional.

Isso porque o Brasil tem uma produção muito expressiva no que diz respeito ao campo da agricultura.

Assim, temos que os produtos brasileiros com os referidos acordos iam ser muito mais valorizados.

Logo, no mercado interno iria se produzir muito mais e as pessoas ligadas ao campo iriam também vende muito mais os seus produtos.

O Brasil iria ficar com uma boa imagem no exterior e com uma câmbio muito forte.

espero ter ajudado!

Perguntas similares