Respostas
Resposta:
A pintura cubista destaca as formas geométricas como meio de expressão: cones, cilindros, esferas, pirâmide, prismas. Os formatos embasados na matemática geométrica possibilitam ao espectador a visualização espacial da imagem, ou seja, o objeto pode ser visto por ângulos diferentes.
A visão cubista tem a função de ilustrar na arte a decomposição, fragmentação e recomposição da realidade através das estruturas geométricas.
Explicação:
Resposta:
Cubismo é um movimento artístico que surgiu no século XX, nas artes plásticas, e se expandiu para a literatura e a poesia. Seus principais fundadores foram Pablo Picasso e Georges Braque.
O cubismo se inspirou nas obras de Paul Cézanne, que retratava os objetos da natureza como figuras geométricas espaciais, como cones, esferas e cilindros. Os cubistas foram mais longe que Cézanne, e passaram a pintar objetos com todas as suas partes num mesmo plano.
Pintores brasileiros como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari e Romero Brito são nomes de peso nesse movimento.
Objetivos do projeto: Distinguir figuras espaciais de planas;
Perceber que a matemática é uma ciência que se encontra em todos os segmentos em todos os lugares;
Conhecer o movimento cubista e alguns de seus pintores;
Criar pinturas cubistas ou fazer suas representações.
Encaminhamentos: Durante uma aula de geometria plana do 6º ano, a professora conversou sobre a utilização da geometria em todos os momentos e lugares, mostrando que o homem reproduz na geometria formas encontradas na natureza e falou sobre o cubismo. Pediu então aos alunos que pesquisassem o que é o cubismo, quando aconteceu e os principais artistas cubistas. Os alunos escolheram um artista, pesquisaram sobre ele e suas obras principais, elegendo uma delas para reproduzir com seus próprios traços utilizando instrumentos como régua e compasso. Os trabalhos foram apresentados para a turma e colocados em exposição na escola.