• Matéria: História
  • Autor: mazaropi022
  • Perguntado 7 anos atrás

Explique as consequencias da transformaçao de napoleao em mito demonstre seus feitos

Respostas

respondido por: enosmixhot7mlj
1

Resposta:

Napoleão é qualificado como “gênio” e “semideus”, uma mente alerta que soube tirar proveito das situações propícias que o “Destino” colocou em seu caminho. Nascido na Córsega apenas um ano depois dessa ilha ter se tornado francesa, Napoleão desde cedo teve que conviver com a desconfiança por ser estrangeiro. Quando foi levado à França, com nove anos, Maurois afirma que Napoleão falava “apenas o dialeto local”. Além de estrangeiro na própria nação, o Napoleão de Maurois é também um leitor voraz, dono de uma memória prodigiosa e de uma confiança inabalável na própria capacidade de trabalho e de liderança. “Ele era mesmo um super-homem”, escreve Maurois, “fora e acima das paixões, das quais não partilhava”. Sua leitura predileta eram os escritos do historiador romano Plutarco, que complementava com obras de Tácito, Rousseau, Montaigne, Montesquieu e Corneille.

feitos de Napoleão

Economia - criou-se o Banco da França, em 1800, regulando-se a emissão de moedas, reduzindo-se a inflação. As tarifas impostas eram protecionistas (ou seja, com aumento de impostos para a importação de produtos estrangeiros); o resultado geral foi uma França com comércio e indústria fortalecidos, principalmente com os estímulos à produção e ao consumo interno.

Religião - com o objetivo de usar a religião como instrumento de poder político, Napoleão assinou um acordo, a Concordata de 1801, entre a Igreja Católica e o Estado. O acordo, sob aprovação do Papa Pio VII, dava direito ao governo francês de confiscar as propriedades da Igreja e, em troca, o governo teria de amparar o clero. Napoleão reconhecia o catolicismo como religião da maioria dos franceses, mas se arrogava o direito de escolher bispos, que mais tarde seriam aprovados pelo papa.

Direito - estabeleceu-se o Código Napoleônico, um Código Civil, em 1804, representando em grande parte interesses dos burgueses, como casamento civil (separado do religioso), respeito à propriedade privada, direito à liberdade individual e igualdade de todos ante a lei. Está em vigor até hoje, embora com consideráveis alterações legislativas posteriores.

Educação - reorganizou-se o ensino e a prioridade foi a formação do cidadão francês. Reconheceu-se a educação pública como meio importante de formação das pessoas, principalmente nos aspectos do comportamento moral, político e social.

Administração - Indicavam-se pessoas da confiança de Napoleão para cargos administrativos.

Após uma década de conflitos gerais no país, com a Revolução Francesa, as medidas aplicadas deram para o povo francês a esperança de uma estabilização do governo. Os resultados obtidos neste período do governo de Napoleão agradaram à classe dominante francesa. Com o apoio desta, elevou-se Napoleão ao nível de cônsul vitalício em 1802, podendo indicar seu sucessor. Esta realização implicou na instituição de um regime monárquico.

Venda do território da Louisiana para os Estados Unidos da América

Em 1803, durante o governo de Napoleão, a França vendeu seus territórios na América para os recém-nascidos Estados Unidos da América. Isso permitiu a expansão das fronteiras dos Estados Unidos para o oeste até o Oceano Pacífico.

A maior parte do dinheiro obtido na venda foi direcionado ao fortalecimento do exército francês para sua expansão territorial no continente europeu.

Perguntas similares