Respostas
Resposta:
HERA -
A Hera (Hedera helix) é uma planta trepadeira do género Hedera, família Araliaceae. É natural da Europa Central e Ocidental.
Hera muito antiga em ruínas na cidade de Weimar.
É extremamente semelhante à espécie existente em Portugal e na Irlanda, a Hedera hibernica.
Características Gerais: Planta trepadeira, escandente ou prostrada, com o caule atingir os 30 m, com ramos lenhosos, muito longos, delgados e flexíveis que se elevam, apoiando-se noutras plantas, por meio de raízes laterais aéreas. As folhas são simples, persistentes, verde-escuras, brilhantes, coriáceas, alternas, lobuladas ou cordadas na fase juvenil a inteiras quando adultas. As inflorescências são pequenas umbelas esféricas com 6 a 8 raios curtos todos num só plano. As flores são hermafroditas, amarelo-esverdeadas, com cálice de 5 dentes curtos soldados ao ovário, sépalas triangulares e corola constituida por 5 pétalas lanceoladas. Androceu com 5 estames alternando com as pétalas. O fruto é uma pseudobaga globosa, negra na maturação com 4 a 5 sementes rugosas e rosadas.
Floração: De Setembro a Outubro.
Habitat: Trepadeira de sebes, muros e árvores, ou cobrindo o chão de matas em locais húmidos.
Distribuição: Frequente em todo o país, até 1000 m.
Curiosidades: Há quem a considere uma planta ornamental de muros e jardins, ou uma planta prejudicial que deteriora paredes e que quando invade o solo, impede que outras plantas se desenvolvam. No entanto, apesar de se agarrar aos troncos das árvores, a hera não é uma planta parasita, pois não se alimenta da sua seiva. Os seus frutos que amadurecem na Primavera são tóxicos.
Informação medicinal
As folhas secas dessa planta possuem propriedades fitoterápicas ao serem utilizadas por infusão, sendo indicadas para o tratamento sintomático de bronquites, graças ao seu efeito mucolitico, expectorante e broncodilatador facilitando a expectoração e melhorando a respiração. Entretanto, o contato com a seiva da folha causa dermatite alérgica com formação de edema local, dor e eritema com lesões vesiculosas. Além disso, as próprias folhas ou frutos quando ingeridos causam náuseas, vômitos, salivação excessiva, dor abdominal, diarréia, problemas respiratórios e neurológicos.
ERA -
Uma era geológica é a divisão de um éon na escala de tempo geológico. As eras geológicas podem ser subdivididas em períodos. As eras são caracterizadas pela formas em que os continentes e os oceanos se distribuíam e os seus viventes que neles se encontravam.
A entidade responsável pela definição e classificação das eras geológicas é a The International Commission on Stratigraphy (ICS) (Comissão Internacional de Estratigrafia) que, por sua vez, é o maior corpo científico dentro da International Union of Geological Sciences (União Internacional das Ciências Geológicas) [1].
[editar] Eras
Das mais antigas para as mais jovens as eras geológicas são as seguintes:
* Eon Hadeano
O mais antigo eon, não tem subdivisão formal pela ICS.
* Eon Arqueano-entre 3,85 bilhões de anos e 2,5 bilhões de anos atrás, aproximadamente.
Eoarqueano
Paleoarqueano
Mesoarqueano
Neoarqueano
* Eon Proterozóico- está compreendido entre 2,5 bilhões e 542 milhões de anos atrás.
Paleoproterozóico
Mesoproterozóico
Neoproterozóico
Explicação: