Os movimentos de resistência popular durante a Revolução Industrial na Inglaterra (Ludismo, Capitão Swing, Rebeca, etc) foram marcantes para o desenvolvimento de uma consciência de classe entre os trabalhadores. Em suma, a consciência que se produz no desenrolar da ação humana, em suas lutas e batalhas, propicia a formação da classe, dotando-a de uma consciência, ainda que embrionária, com o sentimento de "pertencimento" a uma determinada classe distinta e antagônica daquela dominante. Acerca do papel histórico desempenhado pelo Ludismo (ou quebradores de máquinas), assinale a alternativa correta.
Respostas
Resposta:
Se forem as alternativas abaixo, considero a correta a 5.
Alternativa 1: As políticas trabalhistas de Ned Ludd podem ser descritas como marco inicial do socialismo científico.
Alternativa 2: Ludismo deriva de seu líder, Ned Ludd, responsável pela barbárie e motins sem relevância histórica para as classes trabalhadoras.
Alternativa 3: O principal documento do Ludismo é a "Carta dos povos", uma tentativa de fazer pressão ao Parlamento britânico para participação política dos trabalhadores.
Alternativa 4: São protestos de enfrentamento e destruição de máquinas de forma desorganizada, uma rebelião sem liderança e que refletia a ignorância da multidão frente ao progresso.
Alternativa 5: A luta do Ludismo não foi uma simples luta contra o progresso técnico como tal, mas sim uma tentativa coletiva de fazer pressão aos empregadores, trabalhadores extras e furadores de greve, além de garantir a solidariedade essencial entre os trabalhadores.
Explicação:
Está explicito na página 23 do livro didático da Unicesumar. História Contemporânea.