Respostas
Resposta: Origem do Totalitarismo
A definição de regime totalitário surgiu no começo do século XX, após o fim da Primeira Guerra Mundial. ... Porém, o primeiro Estado totalitário moderno a ser criado não foi a Alemanha nazista (1933 - 1945) ou a Itália fascista (1925 - 1943), mas sim o Stalinismo soviético.
Explicação:
Origem do Totalitarismo
A definição de regime totalitário surgiu no começo do século XX, após o fim da Primeira Guerra Mundial. Durante esse período os países estavam arcando com as consequências negativas dos anos em que estiveram guerra.
Desempregos em massa e a crescente miséria foram alguns dos principais fatores que levaram às alterações nas estruturas sociais e políticas da época.
A Crise Mundial de 1929, que se iniciou nos Estados Unidos, foi o ápice dessa estagnação, representando o primeiro grande fracasso do sistema capitalista e do liberalismo.
Foram criadas medidas para tentar recuperar a economia e fortalecer o capitalismo, como a intervenção do Estado em assuntos econômicos. No entanto, na Europa, vários líderes partidários foram além e se aproveitaram do "desespero social" para implantar ideologias políticas baseadas no forte sentimento de nacionalismo. Foi dessa forma que emergiu um dos exemplos mais fortes do totalitarismo: o Nazismo alemão.
Porém, o primeiro Estado totalitário moderno a ser criado não foi a Alemanha nazista (1933 - 1945) ou a Itália fascista (1925 - 1943), mas sim o Stalinismo soviético. Esse governo totalitário surgiu com a Revolução Comunista na Rússia, em 1919, ainda durante a Primeira Grande Guerra.
Diferença entre Autoritarismo e Totalitarismo
O autoritarismo, ao contrário do totalitarismo, que se apresenta como uma experiência política extremista, consiste na ênfase da autoridade do Estado em uma República ou União.
O governo autoritário, assim como o regime totalitário, abusa do poder para controlar ao máximo o país. Porém, este controle está nas mãos de um grupo de legisladores e não focado em apenas uma figura governante, como no totalitarismo.
Outra diferença importante entre os dois conceitos está a presença de um forte sentido ideológico no totalitarismo, que age como norteador de todo o sistema.
Totalitarismo de Direita e Totalitarismo de Esquerda
Os regimes totalitários de Direita e Esquerda possuem características semelhantes quanto a sua estrutura, mas se diferenciam por seguirem ideologias políticas diferentes.
Totalitarismo de Direta
O Nazismo e o Fascismo são dois dos principais exemplos de governos totalitários de Direita, principalmente por:
ter apoio da burguesia;
preservar os valores ideológicos tradicionais do país (religião, família, etnia, etc);
ter forte apoio do clero;
manter as organizações sindicais sob extremo controle do Estado ou, em muitos casos, proibindo / extinguindo esses grupos.
Totalitarismo de Esquerda
O Stalinismo pode ser considerado o principal exemplo do que seria um totalitarismo de Esquerda, principalmente por:
promover o fim da propriedade privada;
produção agrícola e comercial obrigatoriamente coletiva;
abolir a religião do meio político;
estar baseado nos ideias do Socialismo.
Fora essas particularidades, ambos exercem as demais características que definem o governo totalitário: censura aos meios de comunicação, militarização, nacionalismo, existência de um partido único, etc.