Quais eram as principais tensões pre-guerra na Europa?
Respostas
em 1914 a Euroupa foi responsável por 62% da exportação mundial. Todo o lucro se reverteu em criação de meios de locomoção e comunicação mais rápidos, gerando, assim, uma verdadeira revolução nos costumes.
A Europa se projetava em um exemplo de civilidade a ser alcançado por outras sociedades. No entanto, enquanto as indústrias, a literatura e as artes presenciavam um momento de ouro, as disputas territoriais entre os países europeus geravam clima de tensão e rivalidade. As disputas entre os países europeus aumentou o sentimento de nacionalismo. Todos estavam prontos para uma guerra e apenas esperavam um bom motivo para começar uma. Fizeram alianças político-militares - triplice aliança em 1892 e entente em 1904. O motivo para a Grande Guerra veio com a morte do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco, que foi assassinado por um estudante sérvio.
O governo Áustria-Hungria declarou guerra à Sérvia e, de acordo com o sistema de alianças, Alemanha e Itália também declararam guerra aos sérvios. A Russia, em defesa dos sérvios, declarou guerra aos integrantes da Triplice Aliança, o que fez com que a França também entrasse no conflito. A Alemanha determinou ocupação da Bélgica, que havia declarado neutralidade. Por essa razão, a Inglaterra declarou guerra à Triplice Entente.