– Fabiano, você é um homem, exclamou em voz alta. Conteve-se, notou que os meninos estavam perto, com certeza iam admirar-se ouvindo-o falar só. E, pensando bem, ele não era homem: era apenas um cabra ocupado em guardar coisas dos outros. Vermelho, queimado, tinha os olhos azuis, a barba e os cabelos ruivos; mas como vivia em terra alheia, cuidava de animais alheios, descobria-se, encolhia-se na presença dos brancos e julgava-se cabra. Olhou em torno, com receio de que, fora os meninos, alguém tivesse percebido a frase imprudente. Corrigiu-a, murmurando: – Você é um bicho, Fabiano. Isto para ele era motivo de orgulho. Sim senhor, um bicho, capaz de vencer dificuldades. Chegara naquela situação medonha – e ali estava, forte, até gordo, fumando o seu cigarro de palha. – Um bicho, Fabiano. (Graciliano Ramos, Vidas secas. 1970) Com base no texto acima, é correto afirmar que o fato de Fabiano se considerar "um cabra" resulta de, no contexto do personagem, dar-se a esse termo um sentido conotativo que A se deve à escolha arbitrária do romancista, o qual esclarece seu significado no texto. B se deve apenas às características físicas do perso- nagem. C se deve parcialmente ao fato de Fabiano não ser proprietário de terras nem de animais. D se deve apenas às condições de trabalho de Fa- biano. E se deve à semelhança entre o comportamento dos sertanejos e das cabras.
Respostas
respondido por:
26
Resposta:
Letra D
Explicação:
Está corretaaa
respondido por:
5
A expressão "um cabra" refere-se às condições de trabalho de Fabiano (D).
Fabiano é uma personagem de "Vidas Secas", obra escrita por Graciliano Ramos e que representa a realidade do sertão nordestino do Brasil.
O que nos conta "Vidas Secas"?
- Fabiano, personagem de "Vidas Secas", era visto como animal, pois não sabia falar bem nem a se portar como gente. Ele ressalta a sua ignorância, pois não sabe contar, ler ou se expressar.
- Em algumas passagens da obra, percebe-se que Fabiano está descalço, tentava ficar ereto, mas não sabia. Andava como um animal, pois não se via como ser humano.
- Com um certo pessimismo nas análises da nação e, ao mesmo tempo, evidenciando as mazelas sociais, como: a fome, a desigualdade social e a injustiça, Graciliano Ramos narra a história de Fabiano, Sinhá Vitória, seus dois filhos e a cadela Baleia em uma jornada para fugir da fome e da vida injusta do sertão nordestino.
Saiba mais sobre Vidas Secas em: https://brainly.com.br/tarefa/48864750
Anexos:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás