Respostas
Os raios UVC são os mais perigosos, porém, são filtrados na camada de ozônio antes de entrarem em contato com a superfície terrestre.
Os raios UVA são caracterizados por estarem presentes em maior parte no espectro de radiação e na chegada à superfície terrestre. São mais longos e penetram profundamente na pele. São intensos durante todo o ano e causam manchas, envelhecimento cutâneo pela alteração das fibras de colágeno e elastina, foto alergia e a longo prazo, rugas, flacidez e câncer de pele pelo efeito acumulativo dos raios.
Os raios UVB são mais intensos que os UVA, mas são pouco longos e são parcialmente absorvidos pela camada de ozônio, atingindo a pele superficialmente. Durante o verão, em altas atitudes e em regiões próximas à linha do Equador, como o caso do Brasil, possuem maior intensidade. Causam vermelhidão, queimaduras e predisposição ao câncer de pele.
Contrariando algumas ideias, o alcance de raios ultravioleta ocorre inclusive em dias nublados e de pouca luminosidade. Eles refletem em superfícies pintadas de branco, concreto, areia, asfalto, neve e água. Portanto, muito cuidado com a exposição indireta em locais que possuam essas superfícies e jamais esqueça de proteger a sua pele. A temperatura baixa, ventos fortes e dias cobertos por nuvens dão uma maior sensação de frescor, mas não diminuem os efeitos da radiação solar.
consequências
A exposição solar pode causar cinco danos aos indivíduos de pele normal:
1. Efeitos agudos (queimadura solar, fototoxicidade induzida por medicamentos);
2. Riscos em longo prazo da exposição descontrolada e repetida, resultando no desenvolvimento de modificações actínicas ou dermatohelioses (rugas, envelhecimento
precoce da pele, adelgaçamento irregular da epiderme, telangiectasias e máculas hiperpigmentadas);
3. Desenvolvimento de lesões pré-malignas (ceratoses solares) e malignas (carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanomas);
4. Conseqüência do dano fotoquímico cumulativo aos olhos desprotegidos resultando no escurecimento das lentes (envelhecimento da lente) e formação de catarata
nuclear.
5. Alteração da resposta, função e distribuição dos componentes do sistema imunológico causando uma incompetência imune seletiva.