Na metade do século XX, dois movimentos foram importantes por levantarem questões críticas à sociedade e à educação de modo geral: a Escola de Frankfurt, no âmbito da academia e suas críticas sociais, e a Teologia da Libertação, como um movimento teológico religioso com suas críticas às interpretações bíblicas e práticas sociais. Sobre esses movimentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Escola de Frankfurt possuía forte influência marxista, mas não se resumia aos dogmatismos e ao marxismo tradicional do século XIX, atuou como crítica tanto das ideologias do capitalismo e liberalismo internacional como do socialismo soviético.
( ) Na primeira leva de integrantes da Escola de Frankfurt estavam Jürgen Habermas, Franz Neumann, Albrecht Wellmer e na segunda geração participou Immanuel Kant, Hegel, Karl Marx, Sigmund Freud, Max Weber e George Lukács.
( ) A Teologia da Libertação priorizava o trabalho aos pobres e desvalidos e defendia toda uma reinterpretação analítica e antropológica da fé cristã, ou seja, a viabilidade prática dos princípios e valores cristãos.
( ) O movimento da Teologia da Libertação foi aprovado nos pontificados de João Paulo II e Bento XVI, porém recentemente recebeu reprovação do Papa Francisco.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - V - F - F.
b) F - F - V - V.
c) V - F - V - F.
d) F - V - F - V.
Respostas
respondido por:
197
I é verdadeira, tendo buscado analisar a sociedade europeia e apontar os limites dos sistemas políticos e econômicos defendidos e postos em prática no período.
II é falsa. Marx, Freud, Kant e Hegel jamais foram parte da Escola de Frankfurt.
III é verdadeira, sendo uma interpretação que foi, historicamente, associada com o socialismo, defendendo uma perspectiva de caridade cristã.
IV é falsa. A postura, adotada pelo Papa Francisco, não fez parte do pontificado de Bento XVI.
respondido por:
104
Resposta:
V
F
V
F
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás