Por Ciências Sociais, compreendemos:
Alternativas:
a)
O conjunto de conhecimentos que se articulam para compreender os fenômenos naturais e sociais.
b)
As áreas cujo objeto central são os fenômenos naturais.
c)
Compreendem um conjunto de disciplinas que têm como objeto central os aspectos sociais das diversas realidades humanas.
d)
Os conhecimentos agregados em torno da filosofia que é a ciência humana por natureza.
e)
Somente a sociologia, por ser a ciência cujo objeto é a sociedade.
2)
Em relação ao surgimento das Ciências Sociais alguns aspectos contextuais tiveram relevância. Analise as afirmativas abaixo e identifique esses aspectos:
I. No final do século XIX, grandes transformações ocorrem na sociedade provocando alterações profundas na forma de organização social.
II. Naquele momento da história tudo se mostrava novo, eram novas formas de produção, novas relações de produção, regras da vida social, dentre outras coisas.
III. Após a Idade Média, a Europa experimentava revoluções tecnológicas, econômicas e políticas que geravam grandes esperanças, mas também novos problemas sociais.
IV. As ciências sociais são bastante recentes datam do século XXI e nascem num contexto diferente do modelo de produção capitalista.
Estão corretas:
Alternativas:
a)
I e IV.
b)
II e III.
c)
II, III e IV.
d)
I, II e III.
e)
III e IV.
3)
O Positivismo teve como um dos seus principais teóricos Augusto Comte e se caracteriza por:
Alternativas:
a)
Enfatizar a ciência e o conhecimento metafísico como única fonte de conhecimento.
b)
Enfatiza a verificação empírica como meio exclusivo para se conhecer a verdade.
c)
Buscar revelar a estrutura dos fenômenos e as relações entre os seus elementos.
d)
Revelar que a sociedade é composta por classes antagônicas com interesses divergentes.
e)
O homem ser visto como um ser histórico e social.
4)
O Estruturalismo é um paradigma recorrente em estudos organizacionais. Sobre esse paradigma, analise as afirmativas a seguir:
I. O conceito de estrutura é fundamental para compreender o estruturalismo, que compreende como é fundamental esse entendimento independente dos aspectos históricos.
II. O que importa no modelo estruturalista é o estudo das relações entre os elementos constitutivos da estrutura.
III. Um aspecto bastante importante nesse método é que, para captar a realidade, é preciso afastar-se dela, revelando aspectos que a realidade objetiva nem sempre apresenta.
IV. O método estruturalista descreve sistematicamente todos os fatos observados até identificar seu lugar na estrutura.
Estão corretas:
Alternativas:
a)
I e III.
b)
I, II e III.
c)
II e IV.
d)
I, II, III e IV.
Respostas
Ciências humanas são epistemologias que seguem, como centro de pesquisa e estudo, a figura do ser humano como objeto primordial (1-C, 2-D).
Assim, algumas ciências abordam o homem em relação à sua biologia e dedicam-se a saber como o corpo e a mente humanos funcionam e são engendrados; outras olham o homem sob o prisma social e o tenta entender como ser que vive em sociedade e age politicamente.
Assim, seja como estudar o homem, deve-se ter em mente que ele é um ser complexo, imprevisível, ativo, que se movimenta e que pensa e sonha. Logo, o ser humano, como um foco de estudo, deve ser pesquisado levando-se em considerações suas características e modos de ser.
Link: brainly.com.br/tarefa/30059681
3.B. Comte, sociólogo francês nascido no século XVIII, tornou-se célebre por ter estabelecido a Sociologia (estudo da sociedade), ter cunhado a teoria Positivista e escrito sua obra introdutória ao Positivismo: "Curso de Filosofia Positiva".
O Positivismo tem como método a ciência investigativa e empírica da realidade social e objetiva trazer luz conceitual ao modo como a sociedade é organizada e estruturada. Com uma prerrogativa do esclarecimento e da técnica científica, Comte concebe a estrutura social de modo científico e procura explicá-la através do objetivismo e da clareza metodológica.
Para o sociólogo, a sociedade transpassou por três estágios, a saber: o teológico, tendo como fundamento a religião e as explicações baseadas na crença; o metafísico, que buscava o princípio das coisas além das experiências físicas, mas sim na noção de Ser, Belo, Uno e etc.; o positivo, que, através do método científico, pesquisa e investiga a realidade em favor da ordem e do progresso.
Link: brainly.com.br/tarefa/24928023
4.D. O Estruturalismo é uma corrente histórica e filosófica que entende que a sociedade é um compilado de estruturas sociais.
Para esta concepção filosófica, a sociedade é formada por estruturas entre classes e poder. Assim, os homens se relacionam na história por meio do poder entre eles.
Tal relação de poder advém de uma perspectiva marxista de que os homens lidam entre si por meio da oposição de classe: senhor x escravo, aluno x sistema educacional, preso x sistema carcerário.
Assim, há opressão e desigualdades quando o poder torna-se coercitivo, manipulável e violento, resultando na ascensão do capitalismo.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/19204700
Resposta:
1- C) Compreendem um conjunto de disciplinas que têm como objetivo os aspectos sociais das diversas realidades humanas.
2- d) l, ll e lll.
3- b) Enfatiza a verificação empírica como meio exclusivo para se conhecer a verdade.
4- d) l, ll, lll e lV.
Explicação:
Corrigido pelo AVA.