Analise as afirmativas que falam sobre a Lei 12.990, de 09 de junho de 2014, que estabelece vagas para pessoas negras em concursos públicos e marque a alternativa CORRETA:
a) Essa lei entende que pessoas afrodescendentes devem ser compensadas ou reparadas por todo um histórico de discriminações e perda de oportunidades, que ocorreu por ocasião do processo de colonização no Brasil.
b) A lei é contraditória e controversa, pois as pessoas negras deveriam ser vistas como iguais e não como privilegiadas.
c) A lei não deveria existir no Brasil, que é um país onde a miscigenação racial constitui nossa nação e onde não existe racismo nem discriminação de nenhuma natureza.
d) A gestão da diversidade no interior das organizações também envolve as questões étnicas, sendo que algumas etnias devem possuir maior respeito e poder.
e) A lei envolve o conceito de políticas afirmativas e o ponto importante é que qualquer pessoa pode se declarar negra para concorrer a essas vagas.
Respostas
A resposta correta é a letra A) Essa lei entende que pessoas afrodescendentes devem ser compensadas ou reparadas por todo um histórico de discriminações e perda de oportunidades, que ocorreu por ocasião do processo de colonização no Brasil.
De acordo com a lei 12.900/2014, no seu Art. 1ª Ficam reservadas aos negros 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União, na forma desta Lei.
Isso corresponde a um sentimento de culpa para com o passado das pessoas consideradas negras.
Bons estudos!
Resposta:
a) Essa lei entende que pessoas afrodescendentes devem ser compensadas ou reparadas por todo um histórico de discriminações e perda de oportunidades, que ocorreu por ocasião do processo de colonização no Brasil.
Explicação:
As pessoas afrodescendentes tiveram, no Brasil, uma história de discriminação e desigualdades muito forte, fruto da colonização e da escravização dos povos africanos. Dessa forma, foram a eles negados o acesso à educação e oportunidades de trabalho e crescimento, em detrimento da etnia branca (europeia) na época. Visando reparar essa condição histórica que ainda apresenta seus resquícios na atualidade, são instituídas as políticas afirmativas e legislações que garantam a equiparação de direitos entre todas as etnias. É o que ocorre com essa lei especificamente, a partir dela é promovido o acesso de pessoas negras nos serviços públicos, garantindo que elas também poderão compor a diversidade dessas organizações.