01- Pesquise a estrutura do etanol e dos principais componentes da gasolina e sugira uma explicação para os testes de solubilidade realizados na parte A (na imagem).
02- o experimento realizado na parte B é chamado de "teste da proveta" e é utilizado para determinar o teor de etanol na gasolina. Explique o funcionamento do teste.
03- explique por que para realizar o teste da proveta deve-se utilizar solução aquosa de cloreto de Sódio e não água.
Respostas
1 - O etanol é uma molécula polar, ou seja, se solubiliza bem em meios polares, como a água, por exemplo, que também é uma molécula polar.
A gasolina é um hidrocarboneto, ou seja, uma cadeia apolar de carbonos, e que portanto não se solubiliza bem em meios aquosos.
Os testes de solubilidade realizados serviram para demonstrar essa diferença da solubilidade. Assim, é possível observar que a mistura entre a água e o etanol forma uma substância homogênia, de apenas uma fase, enquanto a gasolina não se mistura bem com a água, formando duas fases no tubo de ensaio.
2 - Como explicado anteriormente, a gasolina não se solubiliza em meios polares. A solução de cloreto de sódio é bastante polar, fazendo com que haja interação entre suas moléculas com as moléculas de etanol. Não haverá interação com as moléculas da gasolina, que se manterá separada. Dessa forma, será possível observar na proveta duas fases, uma composta pela solução aquosa de NaCl+ etanol, e outra da gasolina.
3 - A solução de cloreto de sódio é muito mais polar do que a água pura. Dessa forma, evita-se que haja qualquer solubilização da água com o meio orgânico. Além disso, o etanol se separará da gasolina para interagir com as moléculas polares da solução de cloreto de sódio devido à maior afinidade entre elas.