O texto a seguir é trecho de uma lei aprovada na França, em 1439. Leia-o com atenção Para eliminar e remediar e pôr fim aos grandes excessos e pilhagens feitas e cometidas por bandos armados, que há muito vivem continuam vivendo do Povo [...] "O rei proíbe sobre pena de acusação de lesa-majestade,z a qualquer pessoa, de qualquer condição, que organize, conduza, chefie uma companhia de homem com armas, sem permissão, licença e consentimento do rei.a) O que diz a lei?b) Pode- se dizer que esta lei contribuiu para o fortalecimento do rei? Justifiquec) Use o texto da lei e seus conhecimentos e responda: a quem a lei beneficiou?
Respostas
respondido por:
24
1 – De acordo com a lei, existe uma proibição, em que os cidadãos mantenham exércitos particulares, que são denominados de milícias, em que somente o Rei possui autorização para manter exércitos organizados.
2 – Sim, a lei teve contribuição para que o Rei possuísse monopólio da violência, em que é a única autoridade real do reino, de forma a dificultar alguma tentativa de insurreição armada.
3 – A lei beneficiou ao rei e seus funcionários próximos, o que os tornou responsáveis por uma área mais extensa e tivessem mais privilégios.
Bons estudos!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás