Respostas
A guerra espiritual é o conceito cristão de lutar contra o trabalho de forças do mal sobrenaturais, tudo que nos afasta de Deus. Baseia-se na crença bíblica em espíritos malignos, ou demônios, que dizem intervir nos assuntos humanos de várias maneiras.
Os nossos três grandes inimigos são:
O diabo – ele governa as forças espirituais em rebelião contra Deus – João 10:10
O mundo – o mundo está amaldiçoado por causa do pecado, é dominado pelo diabo e tem muitas tentações – 1 João 5:19
Nossa velha natureza – todos temos certa tendência para pecar e precisamos lutar contra esses desejos errados – Gálatas 5:16-17
Esses três inimigos podem atuar juntos ou separados contra nós. Não podemos culpar tudo apenas no diabo. Mesmo quando somos influenciados ou tentados, se pecarmos, a responsabilidade é nossa. A Bíblia diz que devemos:
Resistir ao diabo – rejeitando suas mentiras e declarando a verdade da Bíblia – Tiago 4:7
Não nos contaminar com o mundo – escolhendo obedecer a Deus e não aos padrões do mundo – 1 João 2:15-17
Mudar nossos pensamentos – submetendo tudo a Deus, para que Sua vontade se torne nossa vontade – Romanos 12:2; 2 Coríntios 10:4-5
Como vencer a batalha espiritual?
Boas notícias: Jesus já venceu! Na cruz, Jesus derrotou o diabo, o mundo e o pecado. Jesus até derrotou a morte, quando ressuscitou. Por isso, a vitória é nossa (1 João 5:4-5).
Mas, mesmo sabendo que já foi derrotado, o diabo não desiste (Apocalipse 12:12). Por isso, precisamos vestir toda a armadura de Deus:
- O cinto da verdade
- A couraça da justiça
- Os pés calçados na prontidão do evangelho da paz
- O escudo da fé
- O capacete da salvação
- A espada do Espírito, que é a palavra de Deus
Além disso, precisamos orar. A oração é muito poderosa e nos aproxima de nosso Deus vitorioso. Ele nos orienta e ajuda a vencer o mal com o bem (Romanos 12:21).